quarta-feira, 25 de março de 2015

Como a alimentação pode interferir no desempenho profissional de uma pessoa?

Já ouvimos dizer diversas vezes que as pessoas são o que elas comem, existindo algumas raras exceções, é claro. Segundo especialistas a ingestão de alimentos exerce total influência no desempenho profissional e uma boa alimentação também garante um balanço energético positivo. 

Segundo o professor de nefrologia da Escola Paulista de Medicina e autor do livro “Sabor & Vida a obesidade é uma doença. Se o executivo comer pouco, fica com a resistência baixa e mais suscetível a processos infecciosos. Uma refeição muito pesada pode comprometer o desempenho profissional porque a digestão desses alimentos acaba consumindo sangue e energia e dando sono. 

Repare que todos os animais carnívoros dormem depois que comem, e isso ocorre por causa da digestão da carne, que é um alimento pesado. Todos deviam ter bastante tempo para as refeições, algo em torno de duas horas, para se alimentar e fazer a digestão, romper a rotina, sociabilizar, fazer algum tipo de atividade física leve (como caminhar) e cuidar do lado emocional.

Foi publicado no site http://www.catho.com.br/ uma entrevista dada para o Jornal Carreira e Sucesso com o Professor  Schor. Vale a pena dar uma lida e fazer uma reflexão até que ponto podemos adaptar ao nosso dia a dia. Quem tiver interesse pode acessar http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/dicas-emprego/aparencia/cuidando-da-alimentacao-durante-o-trabalho.

Logo no início da matéria o médico Nestor Schor disse que os alimentos que comprometem o desempenho profissional no dia-a-dia de trabalho são aqueles que levam mais tempo para serem digeridos, aqueles mais gordurosos. Abaixo publicamos algumas dicas para diminuir o consumo de gordura, tiradas do livro “Sabor & Vida, Alimentação para a prevenção do câncer”:

  • Substitua o leite integral pelo desnatado.
  • Substitua o creme de leite por leite evaporado desnatado ou por iogurte desnatado.
  • Substitua um ovo por duas claras de ovos ou por uma clara e uma colher de sobremesa de leite em pó desnatado.
  • Dê preferência a queijos brancos tipo Minas, Cottage ou Ricota.
  • Prefira o atum em conserva na água ao mantido em óleo.
  • Prefira óleos de milho ou canola, azeite de oliva ou margarina em vez de manteiga ou banha. A margarina em pote é mais saudável do que a margarina em tablete.
  • Sempre que possível, opte pelo azeite de oliva extravirgem.
  • Há no mercado sprays de óleo ou manteiga que nos permitem reduzir drasticamente o uso.
  • Retire a pele e a gordura do frango antes de prepará-lo.
  • Use caldo preparado em casa em vez da sopa em cubinhos ou pacotes.
  • Quando preparar um ensopado, faça-o com muitas horas de antecedência ou, de preferência, na véspera. Deixe-o esfriar e coloque-o na geladeira. Na manhã seguinte ou mais tarde, retire a gordura que se formou na superfície.
  • Ao assar uma carne, substitua o óleo por vinho tinto. E ao preparar um peixe, substitua o óleo por vinho branco. Em ambos os casos, o vinho deve ser seco.
  • Dê preferência aos cozimentos que não necessitam de gordura.
  • Evite frituras. Evite também pizzas e hambúrgueres, que são muito ricos em lipídios. 


Aproveito a oportunidade para dar uma dica. Para quem tem alguma restrição alimentar como intolerância a glúten, lactose ou até mesmo  diabético existe o Clube do Zero onde realiza uma pesquisa criteriosa para selecionar os produtos que vão dentro de uma caixa de presente. Ao assinar  o serviço, por apenas R$59,90 mensais, você recebe todo mês uma caixa repleta de 8 a 12 produtos destinados a dieta. Todos os A intenção é que você conheça e experimente todo mês produtos novos. É possível pausar ou cancelar a sua assinatura a qualquer momento pois não tem fidelidades ou multas de cancelamento.



A equipe do Pensando Bem é adepta e parceira do Clube do Zero. Para quem tiver interesse acessa http://www.clubedozero.com.br/ e faz o cadastro para receber mensalmente produtos deliciosos e que não irão prejudicar a sua saúde. E o melhor de tudo que utilizando o código Pensando Bem no cadastro, ganha 10% de desconto na primeira mensalidade.

Para finalizar seguem algumas dicas essenciais:

·      Beba bastante líquido: no mínimo tome 2 litros de água ou chás naturais.
·      Programe um momento para se alimentar - a cada 3 horas. Procure acostumar o organismo a não passar muito tempo sem ingestão de alimento. A fome as vezes é razão de mau humor, devido a queda da glicose.
·      Escolha um horário para comer com calma: tente mastigar sem pressa e bem os alimentos, assim o momento da alimentação se tornará mais prazeroso. Não desenvolva nenhuma atividade neste momento sagrado.
·       Leve alimentos saudáveis consigo: fruta fresca, iogurtes, barras de cereais, biscoitos integrais doces ou salgados, pequenas porções de sementes oleaginosas, frutas secas ou desidratadas, legumes em pedaços.
·      Tente planejar suas atividades diárias, pois tal incapacidade pode ocasionar ansiedade e, em alguns casos, gera compulsão alimentar.

·      Otimismo, positividade, uma breve atividade física e algumas pequenas precauções melhoram o quadro geral de cada pessoa. Procure ser amável, educado e companheiro e a seu ambiente será um dos mais saudáveis possíveis.

Um abraço,

Dani Nunes
danielleanunes@gmail.com

Esse post teve a colaboração do colega Luiz Fernando da Silva.

Nenhum comentário :

Postar um comentário