segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A pessoa certa para o lugar certo!


Devido as constantes mudanças, a pessoa certa hoje pode não ser amanhã. A pessoa certa é aquela capaz de desenvolver novas competências, que se atualiza e acompanha o crescimento da empresa.

As coisas mudam cada vez numa velocidade maior, as empresas e as pessoas precisam estar preparadas para isso. Aí podemos pensar: o que quer dizer encontrar a "pessoa certa"?

A necessidade hoje é encontrar pessoas flexíveis, ousadas, versáteis e velozes. O mercado exige que as empresas assim o sejam. E não há outra forma da empresa colocar-se no mercado, senão através das pessoas.   São elas que vão imprimir estas características nos processos, gerando competitividade e diferencial para as organizações.

Os gestores, junto com o RH, precisam ter maturidade de avaliar se temos o lugar certo, para esta pessoa que parece ser a certa. Ou seja, temos que desafiar a organização a ser o lugar certo, dar condição, gestão e liderança capaz de formar profissionais competentes, de ter processos e modelos de gestão profissional ao ponto de suportar profissionais em processo de mudança e evolução das competências e carreiras.

Os processos seletivos devem dar especial atenção às competências comportamentais. Isso já não é novidade, mas certamente olhar para a organização, sua gestão, sua cultura de forma crítica e evolutiva é talvez um dos grandes diferenciais para propor evolução constante "das pessoas certas" e dos "lugares certos".

É muito mais importante compreender como este profissional lida com situações de mudança, como conduz este período com sua equipe e suas habilidades comportamentais, do que comprovar se há domínio técnico. É o comportamento do profissional que determina qual resultado ele entregará no curto, médio e longo prazo.

É olhando a gestão, o plano estratégico, as competências do negócio que poderá ser avaliado, na busca de profissionais, se estamos oferecendo o lugar certo para o perfil ou pessoa certa.

A seleção é o início de todo um processo de adaptação e de relacionamento. Neste momento de contratação é importante que ambas as partes estejam cientes das expectativas e das perspectivas, para que não ocorram decepções futuras e o processo seja de parceria duradoura entre "pessoa certa e lugar certo".

E isso está longe de significar promessas de promoções e carreiras meteóricas. Significa a empresa estar ciente se os valores daquele profissional estão alinhados aos valores da organização, se os planos de desenvolvimento do profissional e de carreira estão alinhados com a estratégia do negócio, se as competências do profissional estão alinhadas e sustentam as competências do negócio. A partir desta base contrata-o!

E assim, pratica-se a gestão de pessoas que é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregados, funcionários, recursos humanos, talentos ou qualquer denominação que seja utilizada para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.

As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização, dependendo da maneira como elas são tratadas.
É necessário enxergar o desafio das lideranças como a capacidade de olhar os profissionais através de suas potencialidades e possibilidades, e não simplesmente de suas limitações.

Entender melhor aquilo que a organização e a gestão podem oferecer e o que se quer realmente das pessoas, e desta forma, fazer melhor a integração de "pessoas certas e lugares certos".

É um processo de desenvolvimento, de evolução e de transformação inclusive do modelo de liderança e, principalmente, do modelo de gestão para se ter condições de alcançar as pessoas certas, atraí-las e retê-las. Afinal, dificilmente as pessoas virão prontas e depende de nós, líderes, fazer com que essas pessoas entendam o seu cargo, as suas tarefas e fazer com que elas sintam-se felizes executando-as.

Por isso, minha recomendação aos líderes de empresas é que dediquem tempo e energia desde a etapa da seleção de pessoas, acompanhamento do desempenho das mesmas exponham essas pessoas em reuniões de trabalho, passem feedback, e, principalmente movam as mesmas no sentido de que façam o mesmo com seus subordinados. É de nossa responsabilidade desenvolver pessoas!

Qualquer sugestão, comentário ou dúvidas, por favor, não hesite em nos falar! Através do email portalpensandobem@gmail.com ou até mesmo aqui pelo Blog teremos o prazer em responder ! 

Espero que nosso Blog, de alguma forma, tem ajudado para tornar o seu dia a dia ainda mais produtivo. 


Até amanhã!

Forte abraço,

Danielle Nunes★  
danielleanunes@gmail.com  


Nenhum comentário :

Postar um comentário