quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

GESTÃO DE PESSOAS: Gestão por Competências

A gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.




A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso da organização, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. A gestão por competências figura como alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações, constituindo uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.

Podemos classificar Gestão por Competências  em  Organizacionais e Pessoais.

Competências Organizacionais

São as competências relacionadas com a vida íntima da organização. Correspondem ao modus vivendi da organização, à sua cultura corporativa, a como a organização se estrutura e organiza para realizar o trabalho.
Uma competência organizacional é mais que a soma das competências individuais, pois se refere à harmonização de múltiplos recursos  (recursos humanos, tecnológicos e organizacionais) em rotinas que contribuam para o alcance dos objetivos estratégicos.

Competências Pessoais

São as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização. A competência de uma pessoa pode ser compreendida como a capacidade de gerar resultados dentro dos objetivos organizacionais.

Competência significa o conjunto de Conhecimento, Habilidade e Atitudes o famoso CHA necessário para que as pessoas possam exercer suas funções, gerando resultados positivos para a organização.


Conhecimento (saber) – é a formação, o saber que a pessoa acumulou;
          Habilidade (saber fazer) – aplicação produtiva do conhecimento;

          Atitude (querer fazer) – comportamentos diante das situações.



Neste sentido, a Gestão por Competências tem como objetivo detectar, medir e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a realização dos processos e atividades do trabalho e do negócio.





Como formanda em Gestão de Recursos Humanos percebo, que trata-se, portanto, de uma importante ferramenta de apoio à Gestão de Pessoas, uma vez que possibilita um melhor direcionamento e planejamento das ações de capacitação e desenvolvimento. 


Abraços,


Tainá Moreira
tairodrigues@hotmail.com 

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