A gestão por competências é um programa sistematizado e
desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior
produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e
os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por
base certos critérios objetivamente mensuráveis.
A proposta da Gestão por Competências é compreender quais
são as competências organizacionais críticas para o sucesso da organização,
desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao
quadro de funcionários internos. A gestão por competências figura como
alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações,
constituindo uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado
e no desenvolvimento profissional permanente.
Podemos classificar Gestão por Competências em
Organizacionais e Pessoais.
Competências Organizacionais
São as competências relacionadas com a vida íntima da
organização. Correspondem ao modus vivendi da organização, à sua cultura
corporativa, a como a organização se estrutura e organiza para realizar o
trabalho.
Uma competência organizacional é mais que a soma das competências
individuais, pois se refere à harmonização de múltiplos recursos (recursos humanos, tecnológicos e
organizacionais) em rotinas que contribuam para o alcance dos objetivos
estratégicos.
Competências Pessoais
São as competências que cada indivíduo aprende e desenvolve
em suas atividades pessoais na organização. A competência de uma pessoa pode
ser compreendida como a capacidade de gerar resultados dentro dos objetivos
organizacionais.
Competência significa o conjunto de Conhecimento, Habilidade
e Atitudes o famoso CHA necessário para que as pessoas possam exercer suas
funções, gerando resultados positivos para a organização.
Conhecimento (saber) – é a formação, o saber que a pessoa acumulou;
Habilidade (saber fazer) – aplicação produtiva do
conhecimento;
Atitude (querer fazer) – comportamentos diante das
situações.
Neste sentido, a Gestão por Competências tem como objetivo
detectar, medir e desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias
para a realização dos processos e atividades do trabalho e do negócio.
Como formanda em Gestão de Recursos Humanos percebo, que
trata-se, portanto, de uma importante ferramenta de apoio à Gestão de Pessoas,
uma vez que possibilita um melhor direcionamento e planejamento das ações de
capacitação e desenvolvimento.
Abraços,
Tainá Moreira✰
tairodrigues@hotmail.com
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