terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O que torna uma equipe eficaz?

O indivíduo se sente motivado quando faz parte de uma equipe sólida. 
Gosta de estar com as pessoas, espera com interesse as reuniões, têm prazer de aprender, é mais descontraído e ri mais; prioriza as tarefas da equipe à frente de outros trabalhos e tem um sentimento verdadeiro de evolução e realização.
Em última análise, as equipes eficazes compõem-se de integrantes com comportamentos eficazes.
Segundo Parker (1995), doze características ou comportamentos distinguem as equipes eficazes das ineficazes. As características de uma empresa com práticas e comportamentos eficazes são:

1.         Propósito claro: a visão, missão, meta ou tarefa da equipe foi definida e agora aceita por todos. Há um plano de ação.

 2.         Informalidade: o clima tende a ser informal, à vontade, confortável e descontraído. Não há tensões óbvias ou sinais de tédio.

 3.         Participação: há muita discussão e todos são incentivados a participarem.

 4.         Ouvir com atenção: os membros sabem ouvir com eficácia.

 5.         Divergência civilizada: há divergências, mas estas são entendidas como necessárias para o crescimento e evolução do assunto em pauta.

 6.         Decisões de consenso: para as decisões importantes, a meta é essencial, mas não há necessariamente unanimidade através da discussão aberta de todas as idéias; evitam-se a votação formal e concessões fáceis.

 7.         Comunicação aberta: os membros da equipe sentem-se livres para expressar seus sentimentos quanto às tarefas e ao funcionamento do grupo. Há poucas questões escondidas. A comunicação ocorre fora das reuniões. 

8.         Papéis e atribuições bem definidas: as expectativas sobre os papéis desempenhados pelos membros da equipe são bem claras. Ao iniciar um trabalho, as atribuições de cada um são claramente definidas, aceitas e cumpridas. Há uma justa distribuição de trabalho entre membros da equipe.

 9.         Liderança compartilhada: embora a equipe tenha um líder formal, as funções de liderança mudam de tempos em tempos, conforme as circunstancias, necessidades do grupo e habilidades dos integrantes. O líder formal dá o exemplo de comportamento apropriado e contribui para estabelecer normas positivas.

 10.     Relações externas: a equipe possui uma grande variedade de tipos de integrantes, inclusive membros que enfatizam a atenção à tarefa, a definição de metas, o ponto principal do processo e questões sobre o funcionamento da equipe.

  11.     Diversidade de estilo: a equipe possui uma grande variedade de tipos de integrantes, inclusive membros que enfatizam a atenção à tarefa, a definição de metas, o ponto principal do processo e questões sobre o funcionamento da equipe. 

12.     Autoavaliação: periodicamente, a equipe analisa sua atuação e o que pode estar interferindo em sua eficácia.


Essas são algumas das principais características das práticas e comportamentos de uma equipe que gera resultados. Os gestores de RH e líderes imediatos precisam deliberadamente criar condições  para estimular esses hábitos dentro das organizações. 
Quanto mais criarmos ambientes de trabalho em que a criatividade e a livre expressão do pensamento sejam motivadas, maior será a satisfação da equipe e, naturalmente, melhores poderão ser os resultados. 

Abraços,


Tainá Moreira
tairodrigues@hotmail.com 

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