O indivíduo se sente motivado
quando faz parte de uma equipe sólida.
Gosta de estar com as pessoas, espera
com interesse as reuniões, têm prazer de aprender, é mais descontraído e ri
mais; prioriza as tarefas da equipe à frente de outros trabalhos e tem um
sentimento verdadeiro de evolução e realização.
Em última análise, as equipes
eficazes compõem-se de integrantes com comportamentos
eficazes.
Segundo Parker
(1995), doze características ou comportamentos distinguem as equipes eficazes
das ineficazes. As características de uma empresa com práticas e comportamentos
eficazes são:
1. Propósito claro: a visão, missão, meta ou tarefa da equipe foi definida e agora aceita por todos. Há um plano de ação.
2. Informalidade: o clima tende a ser informal, à vontade, confortável e descontraído. Não há tensões óbvias ou sinais de tédio.
3. Participação: há muita discussão e todos são incentivados a participarem.
4. Ouvir com atenção: os membros sabem ouvir com eficácia.
5. Divergência civilizada: há divergências, mas estas são entendidas como necessárias para o crescimento e evolução do assunto em pauta.
6. Decisões de consenso: para as decisões importantes, a meta é essencial, mas não há necessariamente unanimidade através da discussão aberta de todas as idéias; evitam-se a votação formal e concessões fáceis.
7. Comunicação aberta: os membros da equipe sentem-se livres para expressar seus sentimentos quanto às tarefas e ao funcionamento do grupo. Há poucas questões escondidas. A comunicação ocorre fora das reuniões.
8. Papéis e atribuições bem definidas: as expectativas sobre os papéis desempenhados pelos membros da equipe são bem claras. Ao iniciar um trabalho, as atribuições de cada um são claramente definidas, aceitas e cumpridas. Há uma justa distribuição de trabalho entre membros da equipe.
9. Liderança compartilhada: embora a equipe tenha um líder formal, as funções de liderança mudam de tempos em tempos, conforme as circunstancias, necessidades do grupo e habilidades dos integrantes. O líder formal dá o exemplo de comportamento apropriado e contribui para estabelecer normas positivas.
10. Relações externas: a equipe possui uma grande variedade de tipos de integrantes, inclusive membros que enfatizam a atenção à tarefa, a definição de metas, o ponto principal do processo e questões sobre o funcionamento da equipe.
11. Diversidade de estilo: a equipe possui uma grande variedade de tipos de integrantes, inclusive membros que enfatizam a atenção à tarefa, a definição de metas, o ponto principal do processo e questões sobre o funcionamento da equipe.
12. Autoavaliação: periodicamente, a equipe analisa sua atuação e o que pode estar interferindo em sua eficácia.
Essas são algumas das
principais características das práticas e comportamentos de uma equipe que gera
resultados. Os gestores de RH e líderes imediatos precisam deliberadamente
criar condições para estimular esses hábitos dentro das
organizações.
Quanto mais criarmos
ambientes de trabalho em que a criatividade e a livre expressão do pensamento
sejam motivadas, maior será a satisfação da equipe e, naturalmente, melhores
poderão ser os resultados.
Abraços,
Tainá Moreira✰
tairodrigues@hotmail.com
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