quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Viktor Frankl - O sentindo da vida




No final da tarde da última quarta-feira (05), o Pensando Bem, representado pela gestora Tainá Moreira, participou da aula do professor de Filosofia da PUCRS Luciano Marques de Jesus. O professor da PUCRS iniciou a palestra falando da história de vida do médico e psiquiatra Viktor Frankl, fundador da Logoterapia, que suportou todo o sofrimento como prisioneiro do campo de concentração de Auschwitz, durante a 2ª Guerra Mundial.

As formas de como lidar com as adversidades extremas possibilitou a criação da logoterapia – a terapia do sentido da vida. Conforme destacou o professor Luciano Marques: “é o equilíbrio entre as possibilidades e as necessidades de cada indivíduo”. Além disso, foi abordado neste encontro como essa técnica pode ser aplicada na vida contemporânea.

Sobre a prática da logoterapia nos dias de hoje, o professor Luciano Marques destaca três situações. “Uma é a criativa, porque é importante sempre desenvolver algo novo. Outra é a atitudinal, pois, mesmo diante do sofrimento, é importante se posicionar positivamente. E por fim a vivencial, que muito se aplica nas práticas das artes e da música, por exemplo.”


Em Busca de Sentido é um livro de Viktor Frankl de 1946, título original: Ein Psycholog erlebt das Konzentrationslager, retrata suas experiências como um detento de um campo de concentração e descreve seu método psicoterapêutico de como encontrar uma razão para viver. De acordo com Frankl, o livro tenta responder a pergunta "Como a vida cotidiana dentro de um campo de concentração se reflete na mente de um prisioneiro mediano?". A primeira sessão do livro constitui as experiências de Frankl nos campos de concentração, enquanto que a segunda metade é uma introdução à Logoterapia.

Citação: "O homem é capaz de mudar o mundo para a melhor, se possível, e mudar a si mesmo para a melhor, se necessário."



Abraços,

Tainá Moreira

tairodrigues@hotmail.com


Nenhum comentário :

Postar um comentário