quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Regra 90/10

Nessa quarta feira de cinzas vim compartilhar a “Regra 90/10”.

Para iniciar esse post convido a você a tentar eliminar completamente a palavra “problema” do seu vocabulário. Garanto que assim que aderir essa nova forma vai perceber uma enorme diferença na vontade de persistir. Por quê? Porque ninguém gosta de encarar problemas. E, como as palavras que usamos afetam a forma como pensamos e como nos sentimos, faz sentido renomear “problema” e redefini-lo como “desafio”.

É fácil persistir quando as coisas estão indo bem, mas a nossa verdadeira essência brilha durante os tempos de desafio. O que você faz diante de um desafio inesperado? Você escolhe tomar o caminho mais fácil e reclamar sobre as coisas? Ou prefere fazer algo diferente? Se estiver lendo este post, você certamente já se deu conta que reclamar sobre os problemas não faz com que eles desapareçam. Aliás, as situações se tornam cada vez piores quanto mais olhamos pra elas.

Você já se deu conta de como os pequenos desafios começam a parecer realmente gigantes se falamos muito sobre eles e dedicamos a isso muito da nossa atenção? Analisar demais um obstáculo pode fazer a situação ou o desafio parecer um beco sem saída e, quando não enxergamos opções, perdemos a vontade de persistir. Por outro lado, as pessoas que se saem bem não dão muita atenção à situação problema, não permite que eles cresçam além do controle. Elas usam a regra 90/10! Elas dedicam apenas 10% de sua atenção no problema e concentram os outros 90% no desenvolvimento de uma solução e na ação necessária para cuidar do desafio. Parece simples, e é!

Ainda assim, muitas pessoas fazem o oposto. Elas sabem tudo o que é possível saber sobre o problema, mas nunca passam ao estágio de criar uma solução. Essa é uma receita para o desastre!

Da próxima vez em que você se pegar diante de um obstáculo, estabeleça um limite de tempo para pensar no problema. Então, quando esse tempo acabar, imediatamente mude seu foco e passe a criar um plano de ataque para enfrentar a situação. Aqui está o cálculo: para cada minuto que você passar encarando o desafio, passe nove desenvolvendo uma solução e colocando-a em prática.

DICA: Tente desenvolver três formas de superar o obstáculo. Para cada obstáculo, crie três formas diferentes de enfrentar. Existem várias saídas, mas você só vai descobri-las e passar um tempo procurando por elas. Sempre adote um pensamento orientado para a solução. Persista até encontrar uma saída que funcione.
Quando você passar a maior parte do seu tempo elaborando uma solução, você terá a energia e a criatividade de que precisa para avançar. Persistir é fácil quando sabemos os benefícios de seguir em frente. Quando sabemos o que fazer em seguida, nós nos sentimos muito mais motivados a iniciar e completar o desafio. Por quê?  Porque nós sabemos o que fazer. Sua visão do resultado que você quer vai ajuda-lo a agir e a colocar seu plano em ação!

“Bora” fazer acontecer! A solução está em suas mãos!
Ótima quarta a todos!
Um abraço,

Dani Nunes★   

danielleanunes@gmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário