quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A importância da empatia no ambiente profissional

De acordo com a Psicologia moderna, a capacidade de se colocar no lugar do outro é algo essencial para garantir uma vida próspera e harmoniosa. No entanto, algumas pessoas que são muito empáticas, acabam acumulando sentimentos alheios e ficam sobrecarregadas de angústia.

É possível descobrir se você é ou não empático pelo simples fato de ser considerado um bom ouvinte pelos seus amigos e vivenciar as mudanças no humor dos outros como se fossem suas.

Ter empatia é muito importante para o desenvolvimento e crescimento profissional, no entanto, é preciso tomar muito cuidado para não se deixar levar pelo excesso ou pela falta desse sentimento. Muitos não são tão camaradas o suficiente e acabam pagando um preço alto por não fazer uso da empatia.

Para o psicólogo e professor adjunto de Psicologia da Universidade de Yeshiva, em Nova York, Edward Hoffman, existem duas maneiras para fazer bom uso da empatia: estabelecer limites claros na relação com familiares, colegas e clientes, e reservar diariamente um tempo para si a fim de recarregar as energias.

O psicólogo ressalta ainda, que os traços da empatia conquistam e preservam as amizades e os laços familiares, fator que pode aumentar o seu sucesso profissional, pois com essa afinidade, você conseguirá descobrir o que incomoda ou não nos seus clientes.

Todos percebemos que as pessoas, em geral, tendem a confiar mais naquelas com quem sentem algum tipo conexão. Isso nada mais é do que empatia. A confiança é conquistada quando sentimos que o outro nos entende, compreende nossos posicionamentos, apesar de, nem sempre, necessariamente concordar conosco.

Como recentemente enfatizado pelo Presidente Obama, requer entrarmos nos sapatos do outro: “Há um monte de conversa neste país sobre o déficit federal. Mas eu acho que devemos falar mais sobre o nosso déficit de empatia – a capacidade de colocarmos nossos pés no sapato dos outros, de ver o mundo através dos olhos daqueles que são diferentes de nós – a criança que está com fome, o metalúrgico, que foi colocado para fora, a família que perdeu tudo o que construiu quando a tempestade chegou à cidade. Quando você pensa assim, quando escolhe alargar o seu âmbito de preocupação e sentir empatia pelo sofrimento dos outros, sejam eles amigos íntimos ou estranhos distantes, torna-se difícil não agir, não ajudar” – Barack Obama, presidente dos EUA.

E essa frase de Obama define exatamente a aplicação da empatia no ambiente profissional: ela faz com que os profissionais sejam mais proativos no auxílio do próximo e, dessa forma, com colaboração, o ambiente e as relações profissionais serão bem mais produtivos.

Abraço,

Dani Nunes ★   
danielleanunes@gmail.com


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