De
acordo com a Psicologia moderna, a capacidade de se colocar no lugar do outro é
algo essencial para garantir uma vida
próspera e harmoniosa.
No entanto, algumas pessoas que são muito empáticas, acabam acumulando
sentimentos alheios e ficam sobrecarregadas de angústia.
É possível descobrir se você é ou
não empático pelo
simples fato de ser considerado um bom ouvinte pelos seus amigos e vivenciar as
mudanças no humor dos outros como se fossem suas.
Ter empatia é muito importante para o desenvolvimento e crescimento profissional, no entanto,
é preciso tomar muito cuidado para não se deixar levar pelo excesso ou pela
falta desse sentimento. Muitos não são tão camaradas o suficiente e acabam
pagando um preço alto por não fazer uso da empatia.
Para o psicólogo e professor adjunto
de Psicologia da Universidade de Yeshiva, em Nova York, Edward Hoffman, existem
duas maneiras para fazer bom uso da empatia: estabelecer limites claros na
relação com familiares, colegas e clientes, e reservar diariamente um tempo para si a fim de recarregar as energias.
O psicólogo ressalta ainda, que os
traços da empatia conquistam e preservam as amizades e os laços familiares,
fator que pode aumentar o seu sucesso profissional, pois com essa afinidade,
você conseguirá descobrir o que incomoda ou não nos seus clientes.
Todos
percebemos que as pessoas, em geral, tendem a confiar mais naquelas com quem
sentem algum tipo conexão. Isso nada mais é do que empatia. A confiança é
conquistada quando sentimos que o outro nos entende, compreende nossos
posicionamentos, apesar de, nem sempre, necessariamente concordar conosco.
Como
recentemente enfatizado pelo Presidente Obama, requer entrarmos nos sapatos do
outro: “Há um monte de conversa neste país sobre o déficit federal. Mas eu acho
que devemos falar mais sobre o nosso déficit de empatia – a capacidade de
colocarmos nossos pés no sapato dos outros, de ver o mundo através dos olhos
daqueles que são diferentes de nós – a criança que está com fome, o
metalúrgico, que foi colocado para fora, a família que perdeu tudo o que
construiu quando a tempestade chegou à cidade. Quando você pensa assim, quando
escolhe alargar o seu âmbito de preocupação e sentir empatia pelo sofrimento
dos outros, sejam eles amigos íntimos ou estranhos distantes, torna-se difícil
não agir, não ajudar” – Barack Obama, presidente dos EUA.
E essa frase
de Obama define exatamente a aplicação da empatia no ambiente profissional: ela
faz com que os profissionais sejam mais proativos no auxílio do próximo e,
dessa forma, com colaboração, o ambiente e as relações profissionais serão bem
mais produtivos.
Abraço,
Dani Nunes ★
danielleanunes@gmail.com
Abraço,
Dani Nunes ★
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