quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Compreenda sua equipe e busque o sucesso

Conhecer os outros implica, inicialmente, num vasto conhecimento da natureza e das motivações mais comuns e frequentes no ser humano, do que o impulsiona a agir. 

É necessário formular ideias, as mais precisas possível, das características individuais das pessoas com as quais estamos em contato.


Diferenças individuais abrangem:
·         Tipos de inteligências;
·         Diversidade de temperamento;
·         Diversidade de reação;
·         Graus de cultura;
·         Interesses dominantes;
·         Tipos de motivação e expectativas;
·         Sentimentos.

Observe o seu grupo de trabalho! 

Características do Time perdedor:
·         Objetivos indefinidos;
·         Atuações confusa;
·         Individualismos;
·         Falta de direcionamento;
·         Comunicação confusa;
·         Desperdício e baixa produção;
·         Conflitos;
·         Faltas de feedback;
·         Inexistência de comprometimento;
·         Doenças psicossomáticas;
·         Atrasos e faltas constantes.

Características do Time vencedor:
·         Confiança mútua;
·         Auto sustentação;
·         Objetivos definidos;
·         Comunicação vertical, horizontal e transversal;
·         Aproveitamento das habilidades individuais;
·         Comprometimento;
·         Feedbacks constante;
·         Trabalhos com quantidade e qualidade;
·         Liberdade de expressão;
·         Criatividade e inovações;


A obtenção do sucesso está também relacionada às atitudes e as habilidades do Administrador designado para, juntamente com a sua equipe, atingir os objetivos traçados pela organização. Inicialmente, ele deve levar a sua equipe à obtenção do sucesso. Para isso, deverá: 
 
Integrar- Resgatar a vontade pelo trabalho, principalmente, considerando as experiências traumáticas obtidas nos processos de reengenharia, e de corte de pessoal; que levou os funcionários a se sentirem totalmente instáveis no trabalho. Integrá-lo ao novo contexto. Mantendo uma uniformidade. 
 
Desenvolver- Planejar e acompanhar o desenvolvimento do trabalho a ser executado, motivando a equipe e promovendo o auto- conhecimento. 
 
Adequar- Aproveitar e desenvolver as habilidades de cada funcionário, aproveitando utilizando-se de recursos como conhecimentos sobre liderança, motivação, visão global dos acontecimentos, propiciando assim condições para que as metas sejam alcançadas. Busque a sinergia grupal. 
 
Buscar resultados- O êxito na execução das tarefas em equipe está diretamente ligado ao sucesso que a organização visa alcançar tendo bem claro o seu propósito. 
 
Identificar e respeitar- Desenvolver o ritmo de cada profissional, pois as pessoas não são iguais. Saiba ouvir. Cada profissional tem o seu ritmo, suas habilidades. O Administrador cabe identificá-lo além de aproveitar o que cada profissional tem de melhor, e de propiciar o desenvolvimento das habilidades faltantes. 
 
Coesão- Para se manter um time em pleno funcionamento deve-se criar ambiente onde as metas e objetivos individuais possam se materializar. 
 
Abertura- Comunicação livre e aberta, estimulando e premiando novas idéias, levando-as à concretização; propiciando assim a participação e comunicação aberta. 
 
Objetivar- Estabelecer de perspectivas através da Administração por objetivos, onde as funções e atribuições de trabalho tornem-se claras. 
 
Respeitar- As características individuais, posicionamentos, limitações buscando-as sempre desenvolvê-las. 
 
Quebrar paradigmas- Os mais famosos: Errar é humano, Cachorro velho não aprende novos truques, Vassoura nova sempre varre melhor, Santo de casa não faz milagre, Em casa de ferreiro o espeto é de pau, Querem mudanças mas tudo continua a mesma coisa, Funcionários só querem moleza, Patrão só sabe explorar, etc. 
 
Criatividade- Estimular a geração idéias, novos produtos, soluções de problemas, etc. 
 
Discordância civilizada- a equipe deve estar confortável para discutir posicionamentos divergentes com respeito buscando um consenso. 
 
Liderança situacional – modifica-la conforme as circunstâncias e a maturidade da equipe. 
 
Feedback- auto avaliação, tanto dos funcionários como dos clientes. 
 
Cuide da saúde física e mental do trabalhador - cuide bem delas, estimulando através de palestras, a qualidade de vidas, pratica de esportes, e a busca o auto- conhecimento, evitando o álcool, o fumo, as drogas e fazendo refeições sadias. 
 
Evite o incentivo ao Workaholic.

Alguns cuidados:

É preciso ser cauteloso no mundo dos negócios. As atitudes devem ser coerentes e pró-ativas, traçando objetivos pertinentes e estimuladores. Porém, muitas vezes, o líder se encontra tão obcecado pelo sucesso que acaba prejudicando e trazendo malefícios àqueles a sua volta, levando-os ao stress. Por vezes acaba prevalecendo os objetivos pessoais em detrimento aos organizacionais. 
 
As pessoas crescem através da aceitação de desafios, Mas CUIDADO! Muitas vezes, os objetivos ou desafios são parcial ou totalmente inatingíveis; o que poderá fazer com que o grupo se desmotive. 
 
O grupo enriquece a informação, reconstituindo e atualizando-a permitindo que ser trabalhe com maior profundidade.Para que ocorra a sinergia de um grupo é preciso saber compartilhar conhecimentos, bem como existir envolvimentos. 
 
Esta sinergia emerge quando o grupo entende o(s) objetivo (s) organizacional (is).
 
Busque resultados através da sua equipe - Técnica: “Fale, faça, estimule”. 

Faça esse exercício na sua empresa:
1 - Reúna sua equipe.
2 - Determine ou estabeleça com o grupo um objetivo.
3 - Peça para que analisem quanto à sua viabilidade.
4 - Quais as estratégias que podem ser criadas?
5 - Quais as etapas?
6 - Quais as áreas envolvidas?
7 - Quem será o responsável por cada uma dessas áreas?
8 - O que será preciso?
9 - Qual o prazo necessário?
10 - Determine o prazo final.
11 - Acompanhe o trabalho da equipe.
12 - Cobre resultados.
13 - Reavalie.
14 - Refaça e exercício para outros objetivos

Sempre que propuser algo a sua equipe, estimule a criatividade, sempre fazendo com que o grupo traga pontos convergentes e divergentes às idéias estabelecidas. Você pode se utilizar desta técnica para soluções criativas de problemas, etc. O importante é que você também trabalhe em equipe, e não apenas fale sobre a sua importância.


Participe, forneça ajuda, eleve a auto estima do grupo.

Um abraço!

Dani Nunes★   
danielleanunes@gmail.com

Fonte: http://www.ogerente.com.br/gestao/lideranca/gestao-lideranca-mif-focada_equipe.htm

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