A importância de instituir um ambiente de parceria entre organização e funcionário é essencial e hoje existem várias ferramentas para estender esse contato.
As campanhas internas são utilizadas tanto para envolver, engajar em novos processos, em mudanças de hábitos e comemorar o empenho e sucesso em vendas.
Quando bem executadas e acompanhadas dentro da organização, resultam na melhoria do ambiente de trabalhado e até mesmo na qualidade de vida e na produtividade dos funcionários.
Pensando nisso o Blog Pensando Bem destacou 6 erros que não devemos cometer, bem como, 6 dicas para que a campanha motivacional seja um sucesso.
Erro 1: Acreditar que apenas dinheiro motiva e
depender apenas deste tipo de campanha.
Prêmios em dinheiro podem ser dados, mas se esta é a única
forma com que um gestor tem trabalhado com sua equipe, na hora que a verba acabar
ou que as coisas estiverem difíceis, pode apostar que elas irão piorar.
Premiando somente em dinheiro é algo que pode viciar as pessoas a trabalharem
apenas com esta recompensa no final da campanha.
Solução : oferecer diferentes tipos de premiação em cada
campanha.
Erro 2: Tratar quem está trazendo maus resultados
com pouca atenção.
É mais que natural valorizar os primeiros colocados uma
campanha, mas o problema ocorre quando os últimos colocados são deixados de
lado. Estes funcionários são aqueles que mais precisam de estímulos para
continuar na campanha e chegar no final do mês com resultados que farão
diferença para a empresa.
Solução: Bons gestores observam quem se destaca, e auxiliam
quem está com dificuldades – e boas campanhas de venda ajudam a identificar
quem precisa desta ajuda.
Erro 3: Descuidar da campanha depois de iniciada.
Não se pode descuidar de uma campanha motivacional depois de
iniciada. O gestor deve ser aquele que mais dá importância e tente fazer com
que cada participante, individualmente, deseje ganhar a campanha.
Solução: É preciso fazer um acompanhamento diário, atualizando
o ranking e o desempenho de cada participante, e divulgar a posição diária para
todos na equipe e/ou empresa.
Erro 4: Não traçar regras claras.
Você pode basear sua campanha na métrica que você quiser –
resultados financeiros, resultados em quantidade, melhorias de índices, etc.,
mas se não criar regras claras e bem explicadas, sua campanha irá fracassar.
Solução: O regulamento gerado deve ser repassado para todos
os participantes bem no início da campanha, e explicado pessoalmente se for
necessário.
Erro 5: Definir erradamente as metas individuais.
Quando você define as metas de cada participante, a meta não
deve ser MENOR do que a capacidade daquela pessoa, e nem muito MAIOR. Colocar
metas impossíveis fará com que sua equipe nem queira começar a desenvolver o
trabalho e o esforço necessário para bater as metas, e metas fáceis demais não
trarão resultados superiores e nem desafiarão seus vendedores para se
esforçarem mais que o normal.
Solução: Colocar uma meta pessoal para cada participante
baseada nos resultados reais daquela pessoa nos últimos meses, e adicionar um
valor extra como desafio. Normalmente este valor extra não deve ser inferior a
+5% nem superior a +20%. É totalmente aceitável colocar metas pessoais
diferentes dentro da mesma equipe, levando em consideração fatos como
experiência, base de clientes, recebimento de leads, etc.
Erro 6: O maior erro de todos é não entregar o
prometido!
Se algum dia você fizer uma campanha e não entregar o prêmio
ao vencedor, seja em dinheiro, reconhecimento, troféu etc., você nunca mais
conseguirá engajar ou convencer seus vendedores a fazer parte de uma nova
campanha, e ainda corre o risco de perder seus melhores vendedores. Você vai
perder a confiança da sua equipe, e no momento que eles perdem a confiança na
empresa, não se dedicarão mais como antes.
Solução: Entregue o prometido, dentro do prazo que prometeu!
Melhor ainda, compre os prêmios antes de lançar a campanha e deixe-os expostos
para motivar sua equipe ainda mais!
A premiação em valores é uma alternativa, mas os colaboradores hoje buscam algo que o dinheiro não paga: bem-estar. O profissional preza reconhecimento, aliado à criatividade nas campanhas o sucesso será garantido!
Abraços,
Tainá Moreira✰
tairodrigues@hotmail.com
Contribuição da líder Sabrina Meneses.
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