quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Campanhas Motivacionais: Fique Ligado



A importância de instituir um ambiente de parceria entre organização e funcionário é essencial e hoje existem várias ferramentas para estender esse contato. 

As campanhas internas são utilizadas tanto para envolver, engajar em novos processos, em mudanças de hábitos e comemorar o empenho e sucesso em vendas. 

Quando bem executadas e acompanhadas dentro da organização, resultam na melhoria do ambiente de trabalhado e até mesmo na qualidade de vida e na produtividade dos funcionários.


Pensando nisso o Blog Pensando Bem destacou 6 erros que não devemos cometer, bem como, 6 dicas para que a campanha motivacional seja um sucesso.





Erro 1: Acreditar que apenas dinheiro motiva e depender apenas deste tipo de campanha.
Prêmios em dinheiro podem ser dados, mas se esta é a única forma com que um gestor tem trabalhado com sua equipe, na hora que a verba acabar ou que as coisas estiverem difíceis, pode apostar que elas irão piorar. Premiando somente em dinheiro é algo que pode viciar as pessoas a trabalharem apenas com esta recompensa no final da campanha.
Solução : oferecer diferentes tipos de premiação em cada campanha. 

Erro 2: Tratar quem está trazendo maus resultados com pouca atenção.
É mais que natural valorizar os primeiros colocados uma campanha, mas o problema ocorre quando os últimos colocados são deixados de lado. Estes funcionários são aqueles que mais precisam de estímulos para continuar na campanha e chegar no final do mês com resultados que farão diferença para a empresa.
Solução: Bons gestores observam quem se destaca, e auxiliam quem está com dificuldades – e boas campanhas de venda ajudam a identificar quem precisa desta ajuda.     
                                                                                                                                                           
Erro 3: Descuidar da campanha depois de iniciada.
Não se pode descuidar de uma campanha motivacional depois de iniciada. O gestor deve ser aquele que mais dá importância e tente fazer com que cada participante, individualmente, deseje ganhar a campanha.
Solução: É preciso fazer um acompanhamento diário, atualizando o ranking e o desempenho de cada participante, e divulgar a posição diária para todos na equipe e/ou empresa. 


Erro 4: Não traçar regras claras.
Você pode basear sua campanha na métrica que você quiser – resultados financeiros, resultados em quantidade, melhorias de índices, etc., mas se não criar regras claras e bem explicadas, sua campanha irá fracassar.
Solução: O regulamento gerado deve ser repassado para todos os participantes bem no início da campanha, e explicado pessoalmente se for necessário.


Erro 5: Definir erradamente as metas individuais.
Quando você define as metas de cada participante, a meta não deve ser MENOR do que a capacidade daquela pessoa, e nem muito MAIOR. Colocar metas impossíveis fará com que sua equipe nem queira começar a desenvolver o trabalho e o esforço necessário para bater as metas, e metas fáceis demais não trarão resultados superiores e nem desafiarão seus vendedores para se esforçarem mais que o normal.
Solução: Colocar uma meta pessoal para cada participante baseada nos resultados reais daquela pessoa nos últimos meses, e adicionar um valor extra como desafio. Normalmente este valor extra não deve ser inferior a +5% nem superior a +20%. É totalmente aceitável colocar metas pessoais diferentes dentro da mesma equipe, levando em consideração fatos como experiência, base de clientes, recebimento de leads, etc.


Erro 6: O maior erro de todos é não entregar o prometido!
Se algum dia você fizer uma campanha e não entregar o prêmio ao vencedor, seja em dinheiro, reconhecimento, troféu etc., você nunca mais conseguirá engajar ou convencer seus vendedores a fazer parte de uma nova campanha, e ainda corre o risco de perder seus melhores vendedores. Você vai perder a confiança da sua equipe, e no momento que eles perdem a confiança na empresa, não se dedicarão mais como antes.
Solução: Entregue o prometido, dentro do prazo que prometeu! Melhor ainda, compre os prêmios antes de lançar a campanha e deixe-os expostos para motivar sua equipe ainda mais!


A premiação em valores é uma alternativa, mas os colaboradores hoje buscam algo que o dinheiro não paga: bem-estar. O profissional preza reconhecimento, aliado à criatividade nas campanhas o sucesso será garantido!



Abraços,


Tainá Moreira
tairodrigues@hotmail.com 

Contribuição da líder Sabrina Meneses.


Nenhum comentário :

Postar um comentário