domingo, 7 de dezembro de 2014

Preleção, você está fazendo isso direito?


Quando um time vai jogar, o técnico reúne todo mundo e diz o que ele, como treinador espera do seu time: qual é a missão, o que cada um tem que fazer e, principalmente, porque isso é importante dentro do contexto.

O técnico não tenta motivar a equipe porque sabe o quanto isso é inútil. Tudo que ele tem que fazer naquele momento é inspirar sua equipe a dar o melhor de si, porque no dia seguinte pode ser tarde demais.

E pra isso, ele não apenas usa de seu discurso, exalta o talento, criatividade e potencial de cada um, como mostra os pontos fracos do adversário e qual deve ser a principal jogada.

Quando o jogo começa, cada jogador sabe o que precisa ser feito. Alguns estão desmotivados, não queriam jogar, preferiam estar de folga, ou jogando em outro país. Mas, assim como o jogo é parte de um plano maior para o time, ele também é parte de algo maior para cada jogador: uma ponte do estado atual para o estado futuro (desejado).

E é justamente esse o maior gancho e a maior conexão emocional que um técnico pode ter com sua equipe: mostrar-lhes o cenário desejado.

Quando isso é feito, as pessoas não só estão lutando pelo objetivo em comum, que é ganhar o jogo, mas também pelo objetivo pessoal de cada um: ser o artilheiro, ser transferido pra Europa e etc.

É função do treinador se preocupar com o pré-jogo. Em especial com a preleção que antecede a partida. Momento esse que é de suma importância, pois se diz no futebol que “partida também se ganha no vestiário”.

Quando os jogadores não conseguem cumprir sua missão, no intervalo, o técnico novamente usa do seu sermão inspirador e, muitas vezes, o time consegue alcançar os objetivos, porque a força de vontade superou a apatia.

A rotina de vendas pode ser algo extremamente estressante. Pense em quantos NÃOs você acha que é capaz de ouvir sem perder o pique e sem desanimar. Agora multiplique esse número por 10 e veja como você se sairia.

Como você vê, não é fácil manter o pique em situações em que você muitas vezes fica desapontado com o resultado do seu trabalho. Por isso, cabe ao treinador (o líder de vendas) reunir seu time sempre antes de um novo jogo e mostrar o que precisa ser feito.

O que cada jogador (vendedor) tem pra hoje? Quais oportunidades eles vão trabalhar? Quais obstáculos eles vão vencer? Quantos NÃOs eles vão ouvir pelo telefone antes de desistir? Só por hoje, qual será o limite?

É isso que o treinador precisa fazer. É isso que se espera de um grande líder: mostrar para as pessoas que elas são seus maiores inimigos se desistirem de si mesmos.

Beleza, e como deve ser uma Preleção, isto é, uma reunião inicial com seu time de vendas?

A partir de amanhã irei compartilhar com vocês o método que utilizamos em nossa empresa e que é responsável pela motivação diária e aprendizado constante de nossos vendedores.
 Até amanhã ;)

Tainá Moreira
tairodrigues@hotmail.com

Fontes:  http://www.agendor.com.br/blog/tecnicas-para-evitar-que-a-equipe-de-vendas-caia-na-rotina/
http://www.efdeportes.com/efd158/o-pre-jogo-no-futebol-a-prelecao.htm

Nenhum comentário :

Postar um comentário