Empatia
nada mais é que a Capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra
pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias.
A pessoa empática está em
sintonia com quem dialoga. Capta informações que vão muito além do que é
falado, identifica emoções e expressões faciais em seu interlocutor.
Só
que antes de pensar em ser empático, você precisa ter autoconsciência. Faz-se
necessário conhecer as próprias emoções. Pessoas autoconscientes conhecem seus
valores e limites e são realistas.
A autoconsciência gera equilíbrio, as
fraquezas são conhecidas assim como os pontos fortes. Pessoas autoconscientes
são conhecedoras de si mesmas.
A
autoconsciência leva à autogestão. A autogestão é a capacidade de ter claro em
mente seus objetivos e estabelecer metas para alcançá-los. Com uma consciência
real sobre seus sentimentos você identifica, por exemplo, que tem um
temperamento explosivo e, nada mais inteligente que estabelecer formas de
autocontrole, de se policiar para não ser sequestrado por um sentimento
impulsivo que não trás proveito algum para a vida.
Veja bem, não estou dizendo
que devemos ignorar nossos sentimentos e engolir ‘sapos’, apenas alertando que
ao tomarmos consciência que estamos fora de controle, tomamos medidas para
novamente assumir o controle emocional e agir racionalmente. Você poderá até
mesmo ser enérgico e agressivo, mas suas atitudes serão conscientes e não
porque suas emoções assumiram o controle.A autoconsciência seguida de uma
autogestão adequada da credibilidade.
Um
bom líder é persuasivo. Persuasivo não no sentido negativo da persuasão, mas
seus liderados, vendo em seu líder alguém centrado, mesmo que não estejam
convencidos da visão do líder, poderão dar crédito a ele e agir com entusiasmo
ao encontro de sua visão. Mas isto só acontecerá quando o líder tiver provado a
seus liderados que ele é capaz de autogerir-se e for empático.
A
empatia também se traduz ao exprimir sentimentos ao falar. A velocidade, altura
e tenacidade de sua voz devem estar coerentes com a mensagem a ser transmitida.
Seus movimentos corporais da mesma forma.
Escute.
Ao conversar com um colega de trabalho, um cliente, ou mesmo um amigo, seu
cônjuge ou seu filho; pare tudo e concentre-se no outro. Ouvir é diferente de
escutar e a pessoa empática escuta e não apenas ouve.
O
líder empático sabe elogiar, valorizar e dar crédito a uma tarefa bem
realizada. Quando cobra é justo e amoroso. Pense no amoroso numa relação mãe e
filhos; a mãe é muitas vezes enérgica, firme, mas sem deixar de ser amorosa.
Sim, estou dizendo que como líder você precisa amar seus liderados.
O
líder é alguém autêntico.
Empatia
é escutar e colocar-se no lugar do outro.
Primeiro
busque a autoconsciência que leva a autogestão que por usa vez lhe permite ser
empático.
Um abraço,
Dani Nunes★
danielleanunes@gmail.com
Fonte: http://www.efetividade.blog.br/a-importancia-da-empatia-nos-relacionamentos-profissionais/
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