sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Fuja do "piloto automático" e aflore a sua criatividade!

Criatividade é uma das características mais mencionadas em listas de competências desejáveis para um líder. Então você que ainda não aflorou o lado "mágico" da criatividade, atente-se! ;) 
Mas o que significa criatividade no mundo corporativo?Independentemente do que esteja no dicionário, no mundo corporativo criatividade deveria significar a capacidade de apresentar soluções alternativas para problemas conhecidos e saídas inovadoras para novas situações de dificuldades, convivência e integração.
A prática da liderança criativa pode deixar o ambiente de trabalho mais divertido, inovador e feliz. A liderança criativa ajuda a equipe a criar um resultado superior e diferente do que tinha antes do início da prática, já que ela estimula as pessoas a fugirem da rotina dos processos, buscando novas oportunidades no dia a dia de trabalho.
Assim um líder criativo, compreende as diferenças individuais dos profissionais, reconhece a necessidade de criar a cultura da criatividade, além de compreender que pessoas mais felizes têm melhores resultados.
Dentre as principais práticas que já vivenciei nas empresas nas quais trabalhei, as que chamam mais atenção são:Criar um “playground” corporativo, com momentos divertidos durante o dia, quando as pessoas poderão sair de trás da tela do computador e, literalmente, trocar ideias; Promover a integração das pessoas para a construção de relacionamentos mais gratificantes;Motivar e recompensar a equipe por novas ideias; Dar o crédito aos verdadeiros criadores destas ideias;
Como se tornar um líder criativo?

É fato que a equipe é reflexo do líder, por isso, é importante que a prática da liderança criativa faça parte dos hábitos deste profissional.
Dessa forma, o gestor que quer se tornar este tipo de líder deve fugir do “piloto automático”, prestar atenção à rotina, às emoções da equipe e impor desafios. Pessoas precisam de desafios, porém, na medida certa. Se forem poucos, ficam acomodadas, se forem muitos, acabam estressadas. Cabe ao líder buscar constantemente este equilíbrio. 
Seguem algumas etapas para se tornar um líder criativo:
Etapa 1:
Diga simplesmente “talvez”. Segure o primeiro impulso de dizer “não”. A negativa corta todo um mundo de possibilidades. Nesta etapa você deve dizer a si mesmo que, dada à nova ideia uma atenção construtiva, ela pode mostrar seus méritos e se tornar muito valiosa.

Etapa 2:
Encontre os positivos articule aqueles aspectos e características da ideia que são positivos, mesmo que você não a aprove na sua totalidade. Tente ser específico sobre os pontos positivos. Esta é uma etapa importante, pois estabelece uma atitude mental diferente da atitude típica da resposta “aqui está o que esta ideia tem de errado”. Esta atitude construtiva cria uma chance da nova ideia viver um pouco mais e revelar um surpreendente número de características positivas que, de outro modo, não seriam percebidas.

Etapa 3:
Identifique os problemas a solucionar considere que os aspectos negativos são obstáculos a serem superados, e não razões para descartar a nova ideia. Tenha em mente que, na vida de uma nova ideia, este é o momento mais vulnerável e uma abordagem negativa certamente a matará prematuramente. Não se trata de negligenciar os aspectos negativos associados à ideia, mas sim de mantê-la viva pela clara identificação de medidas a serem tomadas para neutralizar estes aspectos negativos. Por exemplo:
“É muito caro. Não podemos fazer isto dentro do nosso orçamento”.
Torna-se em:
“Vamos ver se podemos fazê-lo a um custo menor”.

Todas as duas declarações tocam a questão dos custos. A primeira fecha as portas, a segunda a deixa aberta e convida os solucionadores de problemas a continuar seu trabalho.

Etapa 4:
Gere ideias para remover os obstáculos concentre-se primeiro no problema mais difícil e gere idéias específicas para removê-lo. Comece pelo obstáculo mais desafiador, pois, com muita frequência, os outros são derivados deste problema maior; resolvendo o maior, você estará resolvendo os outros também. Continue removendo os obstáculos remanescentes, até que você tenha desenvolvido um conceito que possa ser considerado viável e valioso.

Etapa 5:
Crie um plano de ação articule ao novo conceito que você desenvolveu, certificando-se de ele inclui todos os elementos que você incorporou para torná-lo viável e acionável. Liste as medidas necessárias para realizar a implementação.
Com estes simples cinco passos, você não só resolveu um problema crônico. O mais importante é que você deixou claro para sua equipe que valoriza suas contribuições e sabe como tratar suas ideias de forma construtiva. É através de gestos concretos como este que a empresa se mostra verdadeiramente receptiva às pessoas criativas e as estimula a continuar pensando.


Por fim, faça o que “tem de ser feito” e o que pode ser feito de diferente e melhor, se envolva com a equipe e mantenha foco no resultado.
Um abraço,
Dani Nunes
danielleanunes@gmail.com
Fonte: http://criatividadeaplicada.com

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