quarta-feira, 19 de novembro de 2014

As três palavras mágicas

Quando criança, minha mãe dizia que essas eram as três palavras mágicas e que sempre deviam ser ditas. Era comum eu ser chamada atenção "filha, como é que se diz?" quando alguém me fazia um agrado.

Desde muito pequena fui ensinada a valorizar a cortesia como forma de convivência com as pessoas em geral. E isso levo sempre comigo. Atitudes como elogiar em público, repreender ou discutir em particular, sorrir, cumprimentar, dar passagem às pessoas, segurar a porta do elevador, dar retorno a telefonemas, emails, chegar pontualmente no horário combinado, foram formas que meus pais me ajudaram a atingir os meus objetivos, sempre com cortesia.

Acredito que em nome da correria do dia a dia, da “falta de tempo" ou qualquer outra desculpa, nas últimas décadas, era perceptível um certo “desapego” à cortesia como regra de boa convivência. E isso prejudica, parece antipatia e muitas vezes são julgadas como prepotentes, mal educadas sendo que pode ser apenas porque não deu o devido valor as “palavras mágicas”.

Graças a valorização da Gestão de Recursos Humanos, tenho sentido que ultimamente, essas questões que estavam desaparecendo ou perdendo o valor, estão voltando a ser consideradas, principalmente no mundo corporativo. O ser humano volta a ser o centro das atenções e o valor da boa educação, do sorriso no rosto e da cortesia ganha seu espaço novamente...

Ainda vejo "idosos" de 30 anos parando seus carros tranquilamente na vaga que não lhes pertence. Tenho visto profissionais que não retornam ligações, nem respondem a e mails ou mandam e mails sem qualquer tipo de cortesia, tratam membros da equipe (abaixo deles, claro) com desprezo e até mesmo grosseria, na frente de quem quer que seja, utilizando-se da posição que têm para diminuir os outros. Atuando apenas como Gestor do setor e não como Líder. Pois obter respeito pela hierarquia muitos adquirem, o difícil é desenvolver as verdadeiras competências da liderança e ser seguido por elas. Relatos como esses ainda são frequentes e isso é preocupante. Porém, as coisas estão mudando.

Aqui vai o meu alerta a você que estaciona o seu carro na vaga que não lhe pertence, fura filas, joga lixo pela janela do carro, destrata pessoas que considera de "pouca importância"  desrespeita subordinados e pares, não oferece um “Bom dia” não agradece após um agrado, entre outras descortesias: sua vida dentro das organizações está com os dias contados.

Acostume-se em usar de cortesia no ambiente de trabalho. Você verá que os resultados em termos de relacionamentos e produtividade podem ser muito compensadores. Esse comportamento como líder, irá refletir na equipe e o clima ficará mais leve.

Parece bobagem, mas a prática da cortesia é o primeiro passo para que consigamos resgatar um pouco de humanidade que ficou perdida no tempo. Precisamos colocar um fim na era do individualismo absoluto e aprender a compartilhar o que de melhor existe dentro de nós.

O fator comportamental tem pesado muito nas contratações e sobretudo nas demissões. Por isso, é bom você refletir e rever sua posição diante das simples palavras de cortesia, consideração e respeito que fazem eco às básicas “com licença, por favor, muito obrigado”. Elas valem muito mais do que qualquer curso superior!

“Sem conhecer a força das palavras, é impossível conhecer as pessoas” (Confúcio).

Boa reflexão.
Abraço,


Dani Nunes   

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