Criar uma identidade profissional no LinkedIn é um dos melhores caminhos para o
desenvolvimento de um networking sólido nesta rede e criação de novas
oportunidades de trabalho e negócios.
O problema é que muita gente acredita que
basta preencher alguns campos no formulário de criação do perfil, e pronto! O LinkedIn se transformará em uma verdadeira
máquina de contatos e oportunidades. Mas não é bem assim…
A construção de uma identidade
profissional no LinkedIn vai muito além disso. A criação do perfil é
apenas uma etapa. O verdadeiro desafio para se destacar nesta rede está na
capacidade de gerar bons contatos e interagir de forma construtiva, tanto em
termos de rede como em termos de carreira.
Concordo que no início, o LinkedIn tinha
muito de repositório de currículos digitais, como centenas de sites que fazem,
em essência, a mesma coisa. Com o passar do tempo, as pessoas perceberam que
uma presença profissional digital iria muito além de um simples
currículo online e assumiria o formato de uma verdadeira rede de relacionamentos
profissionais.
É nesse patamar que o LinkedIn se posiciona
atualmente, muito mais uma plataforma de relacionamentos do que simplesmente um
repositório de currículos.
Construindo sua identidade profissional no
LinkedIn
O primeiro passo para a construção
de uma imagem profissional no LinkedIn está no planejamento das suas ações.
Um dos maiores erros que alguém pode cometer
é sair preenchendo os campos do perfil no LinkedIn sem qualquer planejamento. É
preciso, como em qualquer outro canal online, definir objetivos, público-alvo,
metas e estratégias de comunicação. Sem isso, sua chances de extrair algo
realmente proveitoso de uma estratégia de marketing pessoal é muito
pequena.
Separe o pessoal do profissional
Foque sua participação no LinkedIn em
assuntos estritamente profissionais, suprimindo completamente questões
relativas à sua vida pessoal. Opiniões políticas e religiosas também devem se
veementemente evitadas, já que são tópicos que, em primeiro lugar, não
contribuem para criação da sua identidade profissional, e além
disso, são assuntos que podem gerar discussões inúteis.
O LinkedIn é uma rede social vertical focada em assuntos e relacionamentos
profissionais, o que traz o pressuposto de que assuntos pessoais estão
completamente fora do escopo da rede. Outro cuidado que você deve ter, é evitar
que conexões automáticas com outras redes sociais, como o Twitter, possam vir a
interferir no seu trabalho de marketing pessoal ou empresarial nesta rede.
Trate seu perfil no LinkedIn como um canal de
comunicação
Esse planejamento que citei anteriormente se
faz necessário por um motivo muito simples. Seu perfil não pode ser
tratado como simplesmente uma “página” ou mais uma conta em redes sociais. Um perfil de sucesso precisa ser encarado como um
verdadeiro canal de comunicação entre você e os outros profissionais do
mercado.
A construção de uma identidade profissional no
LinkedIn passa por um
intenso trabalho de comunicação e engajamento nesta rede, e para isso é
necessário ter um perfil, e outras ferramentas internas, muito bem
estruturado, para que se crie um verdadeiro efeito.
A interação é a chave da construção de uma identidade
profissional
Em qualquer estratégia de marketing em mídias
sociais, a interação com os outros participantes da rede, exerce papel
fundamental para o sucesso do projeto. Se a essência do marketing de
relacionamento é justamente a interação com os contatos reunidos ao redor de
uma determinada presença nas redes sociais, por que no LinkedIn haveria de ser
diferente?
O networking no LinkedIn deve ser
um dos objetivos de qualquer pessoa que adere a essa rede. Ter uma presença
simplesmente figurativa, como um perfil estático e sem atualizações de
conteúdo, perfil ou participação em Grupos de Discussão, simplesmente não gera
qualquer tipo de retorno nesta rede, não o distingue como profissional e por
isso, tem poucas chances de gerar oportunidades.
Faça seu trabalho falar por você
O que você coloca em seu perfil como
informações pessoais merece credibilidade obviamente, mas suas realizações
profissionais falam muito mais alto, por isso, para a construção da sua
identidade profissional sólida no LinkedIn é importante que você coloque suas
realizações profissionais como referências em seus dados do perfil.
É claro que essas realizações devem ser
colocadas dentro de um contexto de histórico profissional, sem exageros e com o
devido crédito para a equipe que lhe ajudou a alcançá-la. É muito mais fácil
convencer às pessoas sobre seu valor profissional através de realizações, do que
simplesmente de informações acadêmicas e histórico profissional. Seu marketing pessoal no LinkedIn precisa ser respaldado por fatos.
Como você pode ver, construir uma identidade
profissional no LinkedIn não
é tarefa difícil, mas você precisa seguir todo um planejamento, critérios
técnicos e transformar seu perfil em um verdadeiro canal de comunicação.
Existe até um curso especializado em como utilizar a ferramenta para o sucesso profissional. Quem tiver interesse, segue o link: http://cursodelinkedin.com.br/
E você? Já possui o seu perfil profissional? Utiliza a ferramente? Já possui o seu perfil profissional?
Abraço,
Dani Nunes
danielleanunes@gmail.com
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