terça-feira, 4 de novembro de 2014

Planejar e executar!

No inicio do mês de Novembro e a chegada do final do ano, resolvi falar sobre Planejamento. Ontem Tainá e eu, fizemos nossa reunião almoço para planejarmos o  mês de Novembro do Pensando Bem e continuar com esse trabalho que está trazendo resultados impressionantes em tão pouco tempo! 

Mas afinal, o que é Planejamento?

Para responder essa pergunta utilizarei as palavras de Chiavenato, um dos autores nacionais mais conhecidos e respeitados na área de Administração de Empresas e Recursos Humanos. Ele diz que as constantes lutas e batalhas ao longo dos séculos fizeram com que os militares começassem a pensar antes de agir. A condução das guerras passou a ser planejada com antecipação, basta assistir a um bom filme de guerra para ver claramente a estratégia aplicada. Este conceito sofreu uma série de refinamentos e hoje sem planejamento uma empresa não sobrevive.

Pensar antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados. 

Seguindo o mesmo pensamento de Chiavenato:

“O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los." 

Reunião almoço do Pensando Bem
Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.

Em 2010, li uma reportagem na Revista Exame onde um relatório do Sebrae citou algumas dicas de como tornar um planejamento eficaz. Desde então comecei aplicá-las e hoje compartilho com vocês:

Coloque suas ideias no papel

O compromisso formal do empreendedor com o negócio é fundamental para o sucesso. “É importante que ele defina o planejamento como um documento operacional, no qual descreve o que pretende e como vai chegar lá, com prazos para cumprir, assim como o investimento necessário para executar”, destaca Messias.


Dê um passo de cada vez


Para fazer um bom planejamento, é preciso seguir algumas etapas. Devemos avaliar a oportunidade que pretende aproveitar, com olhar financeiro do investimento, lucro e prazo de retorno. Também calcular os recursos, financeiros e humanos, necessários para pôr o plano em prática.


Defina prazos


Não basta definir quais são as tarefas que devem ser executadas é  importante determinar prazos para cada uma delas no plano. Estabeleça prioridades, defina procedimentos, faça uma coisa de cada vez. Falta de objetivos claros e reuniões desnecessárias são alguns dos mais famosos desperdiçadores de tempo.

Faça um monitoramento constante dos planos


O planejamento não pode ser estático ele não é feito para ficar guardado em um arquivo no computador. Ele deve ser validado, de tempos em tempos, pelos resultados que vai oferecendo. Caso os cenários e as condições mudem, os planos devem acompanhar a mudança. 


Seja claro e objetivo


A linguagem de um planejamento deve ser clara o suficiente para que qualquer um entenda, mesmo que você não pretenda dividi-lo com ninguém. Ainda que não tenha um sócio, discuta com outra pessoa, como um amigo ou consultor, suas ideias, antes de arriscar somente pelo seu ponto de vista. 


Fique atento às ameaças

Um planejamento ruim pode colocara tudo em risco, especialmente em situações de crise. Quando o momento econômico é de crescimento, um planejamento incorreto pode até mesmo ser encoberto por condições favoráveis. Entretanto, quando os mercados se tornam mais competitivos e restritivos, um planejamento incorreto pode colocar em risco recursos financeiros preciosos, e até mesmo levar ao fim das atividades da empresa.


Tenha sempre um plano B (Essa dica é ótima!)

Evite apostar tudo em uma única estratégia. Tenha sempre na manga medidas para conter eventuais imprevistos, que podem comprometer o objetivo final. Uma dica é nunca consumir todo capital disponível (dinheiro, tempo e recurso) para apostar numa nova idéia.


Encontrei a reportagem que li em 2010 e indico a darem uma olhadinha para se aprofundarem mais.



Estou a disposição no email danielleanunes@gmail.com para troca de ideias!

Forte Abraço,


Dani Nunes    

Nenhum comentário :

Postar um comentário