sábado, 8 de novembro de 2014

Como realizar reuniões produtivas e eficientes

Quantas vezes entramos em uma reunião e acabamos perdendo horas porque não está sendo bem conduzida? Perder o foco do assunto é o que mais acontece. Por isso, hoje trouxe esse assunto para que façamos mais reuniões produtivas e sem desgaste de tempo.

É importante que todos estejam preparados e saibam o que esperar da reunião. Todos os participantes precisam chegar à sala de reunião sabendo do que estará em pauta.

O ideal é que as pessoas se preparem com sugestões, relatórios e informações que baseiem as decisões que serão tomadas naquele momento, assim será possível realizar reuniões rápidas.

A reunião precisa acontecer em um lugar tranquilo, para que ninguém perca o foco e que não haja interrupções. Utilizar aquele espaço destinado a reuniões é a melhor opção.

Através de pesquisas, descobri que o período da manhã é o mais indicado, pois todos estão com a cabeça fresca. A duração é outro fator importante e que precisa ser respeitado. Tenha em mente o tempo estimado que deseja gastar, mantenha o foco para que não se desvie do objetivo traçado anteriormente.

Para tanto, a pauta deve ser organizada e planejada com antecedência. Já sabendo a pauta da reunião, o certo é que os convocados entendam o que está em pauta e busquem soluções e dados que possam agregar o assunto em questão.

A democracia deve ser respeitada. Nós como líderes devemos incentivar o grupo a opinar e propor ideias, de modo a propiciar a comunicação e a tomada de decisões levando em conta os pontos a favor e contra.

Evite sermões e ironias, isso prejudica a produtividade da reunião. Mesmo que o estresse esteja a todo vapor, lembre-se que para o feedback dar resultado é preciso ser individual e quando estiver no controle de seu estado emocional, ou seja não é o local, nem o momento apropriado para isso. Ironia e sarcasmo bloqueiam a comunicação eficaz entre as pessoas, além de não fazer bem para a relação profissional com sua equipe.  Portanto para ter uma reunião produtiva, evite puxões de orelha e comentários improdutivos.

Após a reunião, reserve alguns minutos para documentar o que foi decidido e disponibilize esse documento para os demais participantes. Dessa forma todos saberão as próximas etapas evitando problemas de comunicação.


Reunião sem direcionamento e objetivos vira bate-papo. É desperdício de tempo: fala-se muito, decide-se pouco e a produtividade da empresa é prejudicada.  

Abraço,

Dani Nunes★   
danielleanunes@gmail.com

Fontes:
http://www.sbcoaching.com.br/ 

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