quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O que fazer com quem não quer fazer nada?

Recebi um e-mail que dizia assim, vindo de uma seguidora do Blog: “…sabemos que a motivação vem de dentro pra fora. Você tem de querer. Que conselho você daria para quem não quer nada? Tenho jovens em minha equipe que tem todas as habilidades mas não se interessam...”
E, agora pessoal, o que dizer? Como fica a cabeça de um líder que precisaria lidar com um ser humano que não se ajuda? Não sei mais detalhes sobre esse caso, mas ele não fica nada diferente de muitos que conhecemos. Jovens que se involucram numa incubadora, se afastam do mundo real, e passeiam na zona de conforto do mundo virtual.
Com certeza, num caso desses, os feedbacks já não tem mais efeito. Uma pessoa nesse estado anestésico não vai se levantar através de palavras. Será necessário a palavra, a empatia da palavra, da compreensão, e ao mesmo tempo muita, mas muita vontade para levantar e arrancar este colaborador a fugir da vida dentro do seu casulo.
Primeiramente, o líder deve avaliar e pode talvez sugerir uma análise psiquiátrica, pois existe o risco de haver deficiência psíquica, e nesse caso, essa lacuna química neurônica, pode afetar a capacidade de estabilização e de obter a inteligência emocional.
Mas se não existir nenhum problema psicológico... segue um conselho a moda antiga, acaba com a zona de conforto dele, vira a cama, traz todo dia ele para a realidade, mesmo contra sua vontade, deixa bem claro que você precisa dele, e que apesar de gostar muito da sua pessoa, não aceita isso. Incomode a pessoa, provoque, repita, repita e repita, pega, “arrasta” e leva. Faz de tudo, até o limite da sua impossibilidade.
Lembrem-se que nós líderes, temos a missão de desenvolver pessoas. Não podemos desistir delas facilmente. O maior prazer de um líder é ouvir, após de todo o trabalho de desenvolvimento um “obrigado” da pessoa na qual nos dedicamos e ainda vê-lo crescer e feliz!
Mais cedo ou mais tarde ele poderá despertar. Talvez ele apenas não tenha criado um forte sentido pelo qual vale a pena viver melhor e mais intensamente. Faça valer a pena a sua liderança, desenvolva, dê uma segunda chance e contribua para um mundo corporativo melhor!
Obrigada pela participação e pela confiança!
Um abraço,

Dani Nunes★   
danielleanunes@gmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário