quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Transformando a estratégia em realidade

Último dia do mês, alguns comemorando os resultados alcançados, outros buscando-o hora a hora por que ainda dá tempo, outros tentando entender onde erraram para corrigir imediatamente. Mas, o melhor disso tudo é que novembro vem aí e temos mais um mês repleto de oportunidade  e realizações, porém para isso acontecer precisamos tornar a estratégia em realidade.

Quer saber como?

O texto a seguir é inspirado no livro “Paixão por Vencer – a bíblia do sucesso” de Jack Welch com Suzi Welch.

O primeiro passo para tornar a estratégia real é criar a grande ideia para conquistar vantagem competitiva – em outras palavras, um insight imaginoso e poderoso sobre como vencer a concorrência. 

Para tanto, você precisa debater diversas opiniões, envolver muitas pessoas, mergulhar nas informações. Se a sua equipe for boa – franca, criativa, apaixonada pelo negócio e disposta – a execução será energizante. Em seguida é hora agir.

As cinco perguntas que examinaremos aqui são uma maneira de testar sua estratégia, de ver se ela o está levando para onde você quer ir, e descobrir como consertá-la se não estiver, ainda que seja necessário mudá-la completamente. Veja:


1. Quais são os concorrentes neste negócio, grandes e pequenos, novos e velhos?
2. Quais são os principais clientes deste negócio, e como compram? 
3. Alguém lançou novos produtos, novas tecnologias ou novos canais de distribuição? 
4. Você perdeu alguma vantagem competitiva – um ótimo vendedor, algum produto especial? 
5. O que você pode fazer para que os clientes se prendam a você como nunca e mais do que a qualquer outro concorrente?


Este é o momento de saltar da análise para ação. Sua grande ideia tem tudo para vencer ou precisa de mudança? A eficácia de estratégia deve estar bem clara.Mesmo que você não tivesse uma estratégia antes, esse processo o ajudará a desenvolvê-la.

Mas, seja como for, você ainda está apenas no começo.


Abraços,

Tainá Moreira

tairodrigues@hotmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário