domingo, 26 de outubro de 2014

RH: uma força estratégica!

Medir os resultados em recursos humanos de forma concreta e objetiva é uma tarefa bastante desafiadora e fundamental para posicionar o setor de RH como parceiro estratégico. É necessário definir quais métricas são as mais adequadas para traduzir sua contribuição para o negócio e para as pessoas envolvidas no processo, afinal são elas que fazem o negócio acontecer.

Infelizmente ainda existem no mercado empresas que acreditam que é possível tornar o seu funcionário motivado, somente por ter registrado a sua Carteira de Trabalho. Insisto em dizer que os tempos mudaram. Para tornar-se competitiva, é fundamental atrair e manter pessoas com qualidade para tal.

No mercado competitivo, a empresa que se preza, busca diferencial ao seu negócio, ambiciona uma fatia maior no segmento se diferencia das demais e para isso é importante que se tenha os melhores e maiores talentos que existem na área de logística, na produção, na área comercial e assim por diante. Para manter gente boa no serviço, é preciso “arregaçar” as mangas e investir.

Em suma, as boas práticas, não exigem milhões em investimento. Investir em pessoas é uma atitude vital para as organizações de sucesso. Avaliando as necessidades da organização, é possível criar programas que atendam as expectativas daquele que pode ser a chave para o negócio: o colaborador.

O RH que atua nos diversos subsistemas de uma Organização, toma a responsabilidade pelo nível de interação estabelecido, fazendo com que o fluxo de informação aconteça de fora para dentro da Organização, de um processo para o outro e de dentro para fora dela.

O RH estratégico faz a gestão por processos que significa desenvolver o aprendizado organizacional, conhecer o fluxo das atividades para alcance de objetivos, suas conexões, entradas, saídas e os requerimentos para sua execução. Significa conhecer necessidades dos clientes e saber apresentar os requisitos necessários aos seus fornecedores. Estabelecer indicadores de tendência e resultado, realizar análise crítica do desempenho e implementar ações corretivas e preventivas.

Dessa forma, o RH é parte fundamental de um Sistema de Gestão. É responsável por fazer o PDCA girar. Portanto entender seu comportamento e formas de estímulo para melhoria de desempenho é fator de sucesso nas organizações.

A partir de cases de renomadas empresas, percebo que nós, como gestores, consigamos aplicar métodos eficazes de gestão de pessoas junto com o setor de RH, fazendo que as mesmas acreditem no negócio e sintam-se motivadas.

Fazendo um bom uso dos dados e uma análise do momento atual da organização, é possível definir estratégias e ações mais assertivas para a empresa. O resultado é um setor de RH mais eficiente, com clareza em seus resultados, uma parceria de valor entre RH e Gestores e uma empresa mais forte e preparada.

Assim concluo que o RH de uma Organização, é fator crítico de sucesso para conquista das metas organizacionais e estabelecer uma sintonia cada vez maior entre eles é o caminho para uma melhoria de desempenho.  Essa sintonia somente poderá ser alcançada na medida em que cada um perceba o papel a ser desempenhado no todo.

Um Abraço,

Dani Nunes   

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