Medir os resultados em recursos
humanos de forma concreta e objetiva é uma tarefa bastante desafiadora e
fundamental para posicionar o setor de RH como parceiro estratégico. É
necessário definir quais métricas são as mais adequadas para traduzir sua
contribuição para o negócio e para as pessoas envolvidas no processo, afinal
são elas que fazem o negócio acontecer.
Infelizmente ainda existem no
mercado empresas que acreditam que é possível tornar o seu funcionário motivado,
somente por ter registrado a sua Carteira de Trabalho. Insisto em dizer que os
tempos mudaram. Para tornar-se competitiva, é fundamental atrair e manter
pessoas com qualidade para tal.
No mercado competitivo, a
empresa que se preza, busca diferencial ao seu negócio, ambiciona uma fatia
maior no segmento se diferencia das demais e para isso é importante que se tenha os melhores e maiores
talentos que existem na área de logística, na produção, na área comercial e
assim por diante. Para manter gente boa no serviço, é preciso “arregaçar” as
mangas e investir.
Em suma, as boas práticas, não
exigem milhões em investimento. Investir em pessoas é uma atitude vital para as
organizações de sucesso. Avaliando as necessidades da organização, é possível
criar programas que atendam as expectativas daquele que pode ser a chave para o negócio: o colaborador.
O RH que atua nos diversos
subsistemas de uma Organização, toma a responsabilidade pelo nível de interação
estabelecido, fazendo com que o fluxo de informação aconteça de fora para
dentro da Organização, de um processo para o outro e de dentro para fora dela.
O RH estratégico faz
a gestão por processos que significa desenvolver o aprendizado organizacional,
conhecer o fluxo das atividades para alcance de objetivos, suas conexões,
entradas, saídas e os requerimentos para sua execução. Significa conhecer
necessidades dos clientes e saber apresentar os requisitos necessários aos seus
fornecedores. Estabelecer indicadores de tendência e resultado, realizar
análise crítica do desempenho e implementar ações corretivas e preventivas.
Dessa forma, o RH é parte
fundamental de um Sistema de Gestão. É responsável por fazer o PDCA girar.
Portanto entender seu comportamento e formas de estímulo para melhoria de
desempenho é fator de sucesso nas organizações.
A partir de cases de renomadas
empresas, percebo que nós, como gestores, consigamos aplicar métodos eficazes de
gestão de pessoas junto com o setor de RH, fazendo que as mesmas acreditem no
negócio e sintam-se motivadas.
Fazendo um bom uso dos dados e
uma análise do momento atual da organização, é possível definir estratégias e
ações mais assertivas para a empresa. O resultado é um setor de RH mais
eficiente, com clareza em seus resultados, uma parceria de valor entre RH e
Gestores e uma empresa mais forte e preparada.
Assim concluo que o RH de uma
Organização, é fator crítico de sucesso para conquista das metas
organizacionais e estabelecer uma sintonia cada vez maior entre eles é o
caminho para uma melhoria de desempenho. Essa sintonia somente poderá ser
alcançada na medida em que cada um perceba o papel a ser desempenhado no todo.
Um Abraço,
Dani Nunes★
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