Palavras que todo o líder deve saber
28/05/2015
A palavra de hoje é Crowdsourcing.
Muita gente por aí tem usado e abusado do
termo crowdsourcing, mas todo mundo sabe o que é? Na dúvida,
resolvi escrever um pouquinho sobre isso para ajudar a entender melhor esse
conceito e quem sabe te animar a fazer parte da multidão.
Crowdsourcing ao pé da letra vem da união de duas
palavras do inglês, crowd, que
significa multidão esource,
que significa fonte, origem, manancial, raiz e na sua melhor tradução para o
termo, fonte de informações. É isso! Crowdsourcing é uma fonte de informações oriundas de uma multidão, ou
quase isso. A pronúncia da palavra é algo próximo de [craudsórcin], com um R
bem retroflexo. =)
Crowdsourcing são então pessoas que se unem para resolver problemas
em conjunto, criar novos produtos, testarem sites, criarem conteúdo,
encontrarem soluções e
muito mais. E é uma tarefa feita por nós há muito tempo, não é uma novidade da
internet, as cooperativas são
exemplos de crowdsourcing, determinados movimentos também.
Atualmente muitas empresas têm usado de crowdsourcing
para facilitar suas
vidas. Elas precisam de uma opinião sobre seu produto antes dele entrar no
mercado para evitar #fails, o que fazem? Encontram um crowdsourcing a fim de
testar produtos e darem seu parecer. Pronto, solução rápida,
barata e eficaz encontrada!
Elas precisam criar um logo para uma campanha que seja adequado ao projeto e
mesmo assim barato? Vão a sites como o 99
designs e
lançam sua necessidade e em pouco tempo, vários designers já respondem com seus
trabalhos e ainda tem uma galera opinando, e de acordo com o briefing dão
notas para os que melhores se encaixarem no projeto da empresa. Mais um problema
resolvido! Aí você pode estar se perguntando, tá, mas
não sou empresa, então isso de crowdsourcing não tem a ver comigo,
certo? Errado! O crowdsourcing existe em todos os lugares e para todas as
pessoas com as finalidades
mais diferentes possíveis. Exemplo: você quer viajar, mas de ônibus é
muito caro, o que fazer? Ir de carona! Mas como saber quem irá para o mesmo
lugar e pode te dar essa carona? Simples! Existem vários sites especializados
em unir essas pessoas e facilitar suas vidas, fora isso, ainda existem as
comunidades do Orkut e
grupos do Facebook com
esse escopo também. Vai passar um tempo numa cidade que não conhece e não quer
ficar exatamente num hotel, mas sim numa casa, ou quem sabe num sofá?
Existem crowds pra isso! E pra muito mais coisas, como comprar produtos,
aprender línguas, procurar empregos etc.
15/05/2015
A palavra de hoje é Checklist.
Esta palavra é a junção de check (verificar) e list(lista). Uma checklist é um instrumento de controle, composto por um conjunto de
condutas, nomes, itens ou tarefas que devem ser lembradas e/ou seguidas.
Uma checklist pode ser aplicada em várias
atividades, e é usada frequentemente como ferramenta de segurança
no trabalho, em inspeções de segurança. Na aviação, por
exemplo, consiste em uma lista essencial que deve ser cumprida antes da
decolagem e aterrissagem. Neste caso concreto, deve ser verificado o correto
funcionamento de todos os equipamentos, motores, sistemas de comunicação em
bordo, etc.
No âmbito das viagens, a checklist é uma lista com as coisas
importantes que não devem ser esquecidas antes de fazer a viagem. Podem ser
coisas que devem ser guardadas na mala, ou procedimentos que devem ser feitos
para viabilizar a viagem (como fazer o check-in e imprimir o cartão de embarque).
Na organização de eventos como um casamento,
uma checklist assume
uma importância vital. Existem centenas de detalhes que devem ser planejados
cuidadosamente, e por isso é importante ter uma checklist com todos esses detalhes (por
exemplo: marcação da igreja, vestido da noiva, empresa decatering, convidados e convites de
casamento, etc.). Na internet existem vários modelos de checklist para vários tipos diferentes de
eventos.
29/04/2015
A palavra de hoje é Cross Selling.
Fazer cross e/ou up selling é uma das
técnicas de vendas mais sensacionais que existem. E tudo por dois motivo muito
simples: você atende o seu Cliente em plenitude. Ele compra algo melhor do que
o que havia chamado sua atenção inicialmente, e sai com soluções sobre as quais
nem havia pensado.
Você ganha uma nova técnica de fechamento e
bate suas cotas (ou metas) bem mais rápido que o planejado.
Os termos têm inúmeros nomes bem brasileiros de norte a
sul do país: preço cheio, tabela gorda, gordura, tabela plus, tabela top e
muito mais. Mas, chega de “Papo” e vamos ao que interessa:
Cross Selling: O
Vendedor percebe todas as necessidades do Cliente e vende para ele tudo o que
complementa o produto que ele veio comprar. Se era uma calça, o Cliente compra
também o cinto, a meia, os sapatos, a cueca, a gravata, as abotoaduras, a
carteira.
IMPORTANTÍSSIMO: Cross
Selling não é somente você vender um adicional de menor valor. É antes de tudo,
complementar a venda. Pode ser que o Cliente veio buscar um cinto e você vendeu
para ele a calça, e isso também é Cross Selling, ou seja, você partiu de um
produto mais em conta e vendeu um de maior valor .
29/04/2015
A palavra de hoje é Resiliência.
Resiliência
faz parte dos processos de gestão de mudanças. Para as pessoas que trabalham
nas organizações, elas devem ter um grande equilíbrio emocional,
principalmente, para saber lidar com os problemas relacionados com o trabalho,
quando as situações não ocorrem como elas esperavam. Além disso, a resiliência
diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que
surgem no contexto laboral.
23/04/2015
A palavra de hoje é Home Office.
Home Office,
também conhecido pela sigla SOHO (Small
Office and Home Office)
que significa escritório em casa.
O home office é normalmente usado por trabalhadores
independentes,
além disso algumas empresas possuem este sistema de trabalho quando os
funcionários não precisam ou não podem trabalhar no escritório.
Na concepção de home office,
o trabalho profissional é desenvolvido em ambientes diferenciados e que
compartilham a infra-estrutura do ambiente doméstico. O home office é
um conceito de modelo empresarial, muito adotado devido a globalização da
economia e aumento da terceirização de serviços, o que acaba mudando o perfil
do emprego e do local de trabalho.
A
principal vantagem do home office é o conforto. Dependendo da área que
o profissional trabalhe, como criação, é importante que a pessoa possa ficar
concentrado sozinho, sem precisar estar vestido formalmente, além de não
precisar enfrentar trânsito, além de economizar gastos com aluguel, energia,
telefone e etc. As novas tecnologias permitem que uma pessoa que trabalhe no
regime de home office esteja
em contato direto e permanente com colegas de trabalho e mesmo com superiores,
podendo receber instruções mesmo não estando na sede da empresa.
Algumas desvantagens do home office é
que a pessoa pode perder o foco no trabalho, muito pelo horário variado de
trabalho, que pode ser uma “folga” durante um dia todo, mas em compensação ter
que depois trabalhar em dobro, vai muito da organização de cada profissional.
Os assuntos domésticos também podem tomar parte do seu tempo. Muitas empresas
aboliram a possibilidade de seus funcionários trabalharem em casa, afirmando que
há uma perda da velocidade e de qualidade de trabalho.
02/04/2015
A palavra de hoje é WORKAHOLIC.
É uma gíria em inglês que significa alguém viciado em trabalho; um trabalhador compulsivo e dependente do trabalho. As pessoas viciadas em trabalho sempre existiram, porém esse número está crescendo muito e se tornando um fenômeno em todo o mundo.
Um indivíduo workaholic geralmente não
consegue se desligar do trabalho, mesmo fora dele, e muitas vezes deixa de lado
seu parceiro, filhos, pais, amigos e família, e seus amigos acabam sendo apenas
os que convivem no ambiente de trabalho. Esse tipo de pessoa sofre e
acaba tendo uma qualidade de vida muito ruim, pois as pressões do dia-a-dia e a
auto-estima exagerada fazem com que este tipo de profissional tenha insônia,
mau-humor, impotência sexual, atitudes agressivas em situações de pressão e
pode chegar a causar depressão, entre outros efeitos nocivos.
Jaque Silva
01/04/2015
A palavra de hoje é Know-how.
É um termo em inglês que significa literalmente "saber como". Know-how
é o conjunto de conhecimentos práticos , adquiridos por uma
empresa ou um profissional, que traz para si vantagens competitivas. Possui know-how a
organização que consegue dominar o mercado por presentar conhecimento especializado sobre
algum produto ou serviço que os concorrentes não possuem.
Está diretamente
relacionado com inovação, habilidade e eficiência na execução de determinado
serviço. É um produto valioso resultante da experiência.
Jaque Silva
26/03/2015
A palavra de hoje é Plano de Ação.
O plano de ação é uma ferramenta fundamental para
organizarmos todas as ações necessárias ao atingimento de determinado objetivo.
O plano de ação é algo
extremamente importante, tão fundamental que pode dar origem a um planejamento
estratégico, ou basear-se neste, tanto para medidas de correção de problemas
quanto para sua prevenção.
Antes de elaborar e colocar em
pratica um plano de ação é importante se perguntar: O que será feito? A onde quero
chegar? Quando será feito? Quanto Custará?
Com um bom planejamento este plano
de ação pode fazer você e sua equipe chegar mais longe.
Jaque Silva
24/03/2015
A palavra de hoje é Counseling.
Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira.
Jaque Silva
20/03/2015
A palavra de hoje é Mentoring.
Acompanhamento de um profissional feito por um mentor, geralmente um profissional com experiência e
habilidade. O objetivo é aconselhar o com suas ideias e experiências
no trabalho. É uma espécie de padrinho ou tutor, que “adota” um profissional que
julga ter potencial.
Jaque Silva
A palavra de hoje é Team building.
Espírito de equipe. Aplica-se tanto a empresas quanto a indivíduos em busca de uma identidade própria. Grupos de pessoas que, quando juntas, trabalham em sinergia e fazem mais do que quando estão sozinhas.
Jaque Silva
13/03/2015
A palavra de hoje é Learning Organization.
Organização
que cresce e se renova com os aprendizados dos funcionários. Empresa em
constante aprendizagem, que valoriza e aplica os conhecimentos dos
trabalhadores no dia-a-dia da companhia.
Jaque Silva
10/03/2015
A palavra de hoje é Job rotation.
É uma prática adotada por muitas empresas para
maximizar o aproveitamento e o aprendizado de um funcionário.
Neste processo, o novo funcionário passa por diversas áreas da organização durante
um determinado período de tempo, a fim de conhecer todos os processos,
atividades e especificidades de cada área.
Desta
forma, um funcionário que acaba de entrar na empresa pode passar um tempo
trabalhando no financeiro, depois na produção, compras, marketing e vendas etc.
Fazendo um caminho onde possa conhecer mais sobre cada área, a fim de se tornar
um profissional melhor capacitado, com alto conhecimento sobre as atividades da
empresa.
Jaque Silva
05/03/2015
A palavra de hoje é SWOT.
SWOT é a sigla dos termos ingleses Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas),Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) que consiste em uma metodologia bastante popular no âmbito empresarial,a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo(oportunidades e ameaças) da empresa.
As
informações referidas abaixo devem ser enquadradas nas categorias SWOT para
análise do cenário da empresa:
-Strengths (forças)
- vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do
produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
- Weaknesses (fraquezas)
- desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos
custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;
- Opportunities (oportunidades)
– aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da
empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente,
etc.;
- Threats (ameaças) -
aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da
empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
Jaque Silva
04/03/2015
A palavra de hoje é Trainee.
Significa "em treinamento", e é um termo de origem inglesa. Trainee é um cargo hierárquico em uma empresa, onde geralmente, é a evolução do estágio, é o profissional que está no último ano de faculdade, ou recém terminou.
Na maioria das empresas, o trainee
está em treinamento para assumir posteriormente um cargo de gerente ou
coordenador. Normalmente, o profissional passa por diversos setores da empresa,
para compreender como funciona por completo, além de passar por todos os tipos
de treinamentos, cursos, palestras e etc.Os programas de trainee preparam os
jovens para ocupar cargos altos, liderar equipes e muito mais, as empresas
realmente valorizam muito as pessoas que foram contratadas, pois normalmente
são muitos candidatos, para poucas vagas.
Jaque Silva
26/02/2015
A palavra de hoje é Workshop.
Workshop é uma reunião de um grupo de
pessoas interessados em um determinado assunto ou pode ser uma atividade para discussão sobre um tema que é
de interesse para todos.
Um workshop é uma espécie de seminário, grupo de discussão,
ou colóquio, que enfatiza a troca de ideias e a demonstração e aplicação de técnicas, habilidades, etc. A
pessoa que vai participar de um workshop, pretende aprender algumas coisas
(muitas vezes práticas) sobre o assunto abordado. Um workshop é diferente de
palestra, em algumas áreas específicas, pois no workshop a plateia é convocada
a participar do evento ativamente, e não são meros espectadores, eles interagem
com o que está acontecendo. O workshop tem caráter mais prático e sua
realização requer uma abertura ao diálogo por parte do palestrante, ou
instrutor, e da plateia.
Jaque Silva
24/02/2015
Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzida para português como terceirização.
No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado
por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver
uma certa área da empresa.
O outsourcing está intimamente relacionado com a sub-contratação de serviços e na grande maioria dos casos, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratadora. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa.
Jaque Silva
02/02/2015
A palavra de hoje é Dashboard.
Dashboard ou Painel de Controle é a apresentação visual das informações mais importantes e necessárias para alcançar um ou mais objetivos de negócio, consolidadas e ajustadas em uma única tela para fácil acompanhamento do seu negócio.
19/01/2015
A palavra de hoje é Mailing.
Mailing é uma palavra do
vocabulário inglês que significa a ação de expedir uma correspondência pelo correio. De mail que
significa correio, correspondência.
Mailing é a abreviação da expressão “Mailing list” que
significa "lista de correio".
Mailing é uma expressão frequentemente usada no
Brasil, na área de propaganda e marketing. É um banco de dados que reúne nomes,
endereços e dados adicionais de consumidores e prospects (pessoa não consumidora de um
determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a se tornar um
consumidor).
O mailing é uma ferramenta usada para a
realização de marketing direto, para estabelecer e manter o relacionamento
direto e contínuo, entre as empresas e seus consumidores, com o objetivo de
abrir portas para a venda de qualquer produto ou serviço, através da propaganda
de resposta direta, como mala direta, correio eletrônico e telemarketing.
O telemarketing é um canal cada vez mais usado
na área de marketing, que
consiste no contato direto com os consumidores e prospects através do telefone, conforme os dados
contidos no mailing.
Endomarketing é uma das mais
novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do
marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo às empresas, para
uso no ambiente interno das corporações.
É uma área diretamente ligada à de comunicação
interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos.
Quem nunca ouviu falar que
antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer
seus funcionários a comprá-lo? O endomarketing surge como elemento de ligação
entre o cliente, o produto e o empregado.
E "vender" o produto
para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa
torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente
preocupado com o seu desempenho.
18/12/2014
A palavra de hoje é Briefing.
É um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.
10/12/2014
04/12/2014
A palavra de hoje é Follow up.
01/12/2014
A palavra de hoje é Empowerment.
A palavra de hoje é Briefing.
É um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra inglesa que significa resumo em português. É um documento contendo a descrição da situação de uma marca ou empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingi-los.
O briefing é um processo utilizado na área
administrativa, por profissionais da comunicação, relações públicas e
publicitários. O briefing é a base de um processo de um planejamento.
Para o briefing ficar mais
completo, ainda por ser acrescentados outro itens como uma análise do
macroambiente, síntese econômica, cultura do consumo de determinado produto,
benchmarking, análise de matriz SWOT e um diagnóstico completo.
10/12/2014
A palavra de hoje é On the job.
No dia a
dia do Trabalho. Exemplo Treinamentos on the job. Utilizar a rotina, dentro das
tarefas prática de um indivíduo. Sem retirá-lo para a sala de aula. Como um
estágio prático supervisionado diretamente.
04/12/2014
A palavra de hoje é Follow up.
É uma expressão em
inglês que significa companhar ou fazer o
acompanhamento. Quando alguém realiza um follow up, significa que
está fazendo uma avaliação de algo já foi feito, para obter uma resposta. O follow
up é muito comum nas áreas comerciais e de compras das
empresas.
É dar prosseguimento a uma discussão ou
debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão
das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos
para realização se esgotaram.
01/12/2014
A palavra de hoje é Empowerment.
É um conceito de Administração de Empresas
que significa "descentralização
de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos
trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de
decisão e responsabilidades.
Tem como base a delegação de poderes de decisão, autonomia e
participação dos funcionários na administração de trabalhos a serem
desenvolvidos. Na prática, dá as pessoas o poder, a liberdade e a informação
que lhes permitem tomar decisões e participar ativamente da organização.
É o papel que um líder exerce em capacitar
e desenvolver as pessoas, para assim poder delegar suas responsabilidades.
26/11/2014
A palavra de hoje é Headhunter.
Headhunter é um termo em inglês que significa, literalmente, "caçador de cabeças". A função doheadhunter é "caçar" os melhores profissionais do mercado em áreas executivas.
20/11/2014
A palavra de hoje é Benchmarking.
A palavra de hoje é Headhunter.
Headhunter é um termo em inglês que significa, literalmente, "caçador de cabeças". A função doheadhunter é "caçar" os melhores profissionais do mercado em áreas executivas.
Normalmente,
são procurados por grandes empresas que pretendam contratar o profissional
ideal para sua organização. É imprescindível que possua domínio do inglês e
conhecimentos de administração, psicologia, economia, políticas e estratégias
empresariais, etc.
O headhunter é um intermediário entre o cliente
(empresa contratante) e o candidato ao emprego. As suas responsabilidades
passam por identificar no mercado os melhores candidatos, analisar
criteriosamente o perfil desses profissionais e selecionar o mais apto.
A
diferença entre um recrutador da área de Recursos Humanos e umheadhunter é que, este último não tem formação
específica em RH, mas tem conhecimento técnico e experiência em uma área
específica do mercado e, por isso, conhece a fundo as habilidades necessárias à
pessoa que irá ocupar o cargo.
Além
disso, tem forte influência naquela área devido a outra particularidade: a sua
rede de relacionamentos. É através da forte capacidade de comunicação e dos
contatos estabelecidos com profissionais de diferentes áreas que consegue
ampliar a sua rede social.
O networking é fundamental para que o headhunter tenha sucesso nas suas escolhas,
indicando para as empresas profissionais de grande qualidade.
Fonte: http://www.significados.com.br/headhunter/
20/11/2014
A palavra de hoje é Benchmarking.
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas
empresariais, e é um importante instrumento de gestão das
empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para
comparar as ações de cada empresa.
O bechmarking tem
o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além
de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa
as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima
do que já é realizado.
O benchmarking consiste
em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que
requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é
relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um
instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou
organização.
Tipos de benchmarking: É possível
identificar 4 tipos de benchmarking. O benchmarking competitivo está
relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área
delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as
levam ao sucesso.
O benchmarking genérico consiste
na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o
tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi
requisitado.
O benchmarking funcional é
muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação
da empresa, como a distribuição.
Existe também o benchmarking interno,
que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da
própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No
âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez
que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil
de ser executado.
Enfim, além de anotar as boas práticas o mais legal do benchmarking é anotar e definir o que não fazer, o que não replicar.
17/11/2014
A palavra de hoje é Feedback.
Feedback
é uma competência essencial para desenvolver as pessoas. Consiste
em um processo de ajuda mútua para mudanças de comportamento por meio da comunicação verbalizada entre duas pessoas ou entre pessoa e
grupo, no sentido de passar informações, sem julgamento de valor, referentes à
como sua atuação afeta ou é percebida pelo outro e vice e versa.
Assim quando é dado um parecer sobre uma
pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho com o intuito de
avaliar o seu desempenho é considerado um feedback. É uma ação que revela os
pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do
mesmo.
11/11/2014
A palavra de hoje é Brainstorming.
Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.
Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.
O brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em várias empresas como uma técnica pararesolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou
projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.
A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.
Para uma sessão de brainstorming devem ser
seguidas algumas regras básicas: é proibido debates e críticas às
ideias apresentadas, pois causam inibições, quanto mais ideias melhor; nenhuma
ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem
sobre o que quiserem; para o bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia
modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas; por fim,
igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de explorar suas ideias.
Fonte: http://www.significados.com.br/brainstorming/
07/11/2014
A palavra de hoje é Coaching.
O trabalho de coaching inicia-se
criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais
diversas áreas e normalmente não existe um tempo determinado para esse
objetivo ser atingido e tem o objetivo
de ajudar profissionais de qualquer área a
maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para
o próprio desenvolvimento do seu trabalho.
Um tipo de coaching bastante
procurado é o "coaching de liderança", uma qualidade cada vez
mais valorizada. No coaching de liderança, o gestor procura orientar seu
colaborador no seu desempenho, usando metas claras para criar alvos
mensuráveis, além de reconhecer potenciais e desenvolver competências da
sua equipe. Também envolve-se na aprendizagem da sua equipe, encaminhando
e recebendo comunicações para resultados excelentes.
Fonte: http://www.significados.com.br/coaching/
03/11/2014
A palavra de hoje é Feeling
É uma palavra em inglês que em português significa sentimento e procura
descrever a sensação física de tocar, a sensação sentida de calor, de afago, de parceria e cumplicidade. A palavra também pode querer dizer pressentimento.
É bastante comum ouvir pessoas falando que estão com um feeling de que algo possa dar
errado, ou com um feeling de que uma
coisa boa está por vir.
Um bom líder tem o feeling aguçado. Enxerga onde ninguém
enxergou, vê aquilo que ninguém viu, em outras palavras, é um visionário. Além
disso, um bom líder influencia seus liderados de modo a dar a eles uma nova
visão sobre as coisas e também, os incentiva a serem melhores do que já são. Mas é importante salientar que o líder precisa ter outras bases concretas e não só o feeling, para a tomada de decisão.
Fontes:
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/20-atributos-de-um-bom-lider/68560/
http://www.dicionarioinformal.com.br/feeling/
29/10/2014
A palavra de hoje é Turnover.
O Turnover precisa ser controlado para manter o capital intelectual da empresa, além de trazer fortes impactos em custo de recrutamento, seleção e treinamento quando está fora de controle. Apesar de muitas empresas acreditarem que, quando uma saída de colaborador é por sua decisão e portanto, não a afetará, isto é um engano.
Assim qualquer saída é traumática para a organização, por mais argumentos que existam a seu favor. Basta imaginar o quanto foi gasto com treinamento dessa mão-de-obra, com a burocracia contratual, benefícios, encargos e outros gastos operacionais não tão facilmente mensuráveis, para notarmos que de uma forma ou de outra, a empresa sempre sai perdendo nesse caso.
Também basta considerar todos os benefícios diretos e indiretos que aquele colaborador possa ter trazido à organização. Talvez uma política de contratação mais adequada ou um processo de contratação melhor executado, ou mesmo, uma melhor definição das atribuições do cargo poderiam ter evitado esses gastos inúteis e o trauma gerado ao colaborador demitido.
Para reduzir o índice de rotatividade de pessoal, devemos em primeiro lugar, pesquisar as principais causas que podem estar acontecendo internamente na empresa e através dela, diagnosticar cada uma e finalmente atribuir uma solução. E este indicador ajuda a analisar como está a empresa no presente, para que possa tomar ações de correção.
26/10/2014
A palavra de hoje é Stakeholder.
Stakeholder significa público estratégico. É uma pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria.
Em inglês stake significa
interesse, participação, risco. Holder significa aquele que
possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada.
É uma palavra em inglês muito utilizada nas
áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo
objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento
estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.
Fonte: www.significados.com.br
23/10/2014
A palavra de hoje é Networking.
Networking é um termo também conhecido como rede de relacionamentos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não significa resguardar nomes de pessoas de que iremos precisar futuramente, mas criar e manter uma rede de relacionamentos que vise de uma maneira ou de outra, à troca de experiências.
A rede deve ser interativa , isto é, cada um dos componentes deve ter em vista o potencial próprio e dos outros, completando-se.
Perguntas a serem respondidas por quem quer desenvolver um bom networking:
- Quais são as pessoas e empresas do meu relacionamento diário?
- Que benefícios podem me trazer?
- Que benefícios posso lhes proporcionar?
- Quais são os meios de contato?
- Qual foi a última reunião (contato, almoço, jantar) efetuada?
- Quais os meios para solidificar os relacionamentos?
- Que tipo de experiências podem ser trocadas?
- Como reativar os relacionamentos perdidos?
Além disso, no networking é mais importante a qualidade do que a quantidade dos seus contatos.O networking é uma ferramenta do marketing pessoal que depende muita da aptidão social de alguém. Para construir uma boa rede de contatos é preciso ser eficiente no âmbito dos relacionamentos interpessoais.
21/10/2014
A palavra de hoje é Absenteísmo.
É uma palavra usada para
definir a ausência de trabalhadores em seus respectivos locais de atuação. Nas organizações, quando os trabalhos são interrompidos
ou descontinuados pela ausência de um ou mais profissionais do quadro da
Empresa, quebrando a sinergia e operacional. É a dor refletida de uma causa que precisa ser diagnosticada pelo
gestores para controle e identificação.
O primeiro passo é medir o
índice e identificar as equipes e os
colaboradores ofensores. Geralmente, o
problema é causado por forte desmotivação, combinada por gestão deficiente, ambiente
de trabalho estressante, pouca capacitação e falta de perspectiva futura.
Então, é importante reunir-se com sua equipe e falar sobre o problema, informe sobre a meta e a posição de cada um no contexto. Com ações em conjunto, o time fortalece e se une, fazendo com que tenham mais comprometimento, aumentam assim a assiduidade e o resultado.
Gostei muito do seu blog! Como faço para me inscrever e ser notificada de novos posts? Sou grata
ResponderExcluir