segunda-feira, 1 de junho de 2015

Em tempos difíceis, CRIE!

O que mais tenho escutado ultimamente são discursos enfáticos sobre o quanto o momento econômico que o Brasil está enfrentando torna difícil a vida de todos nós. 

Não vou gastar as minhas palavras e ocupar esse espaço escrevendo sobre coisas que já estamos exaustos de escutar, de ler, de falar. A pergunta útil é: ok, o negócio está feio, mas tem solução? Como ter sucesso em tempos ruins?

Na minha modesta visão, só existe um caminho a seguir: é preciso ser mais competente do que os demais competidores. Isso significa que, mesmo em períodos de recessão, ainda existe muito espaço para agregar novos clientes, novas vendas, inovar serviços e produtos.

Quando uma empresa se deixa contaminar pelos fatos negativos, pelas notícias ruins, vai gradativamente perdendo seu ânimo, e aí a coisa fica mesmo complicada. Ânimo é uma condição do espírito, da alma; excesso de determinação diante de uma situação adversa é a ação de manifestar sua própria vontade.

Uma empresa sem ânimo é uma empresa que perdeu sua força, sua coragem. Uma equipe sem ânimo torna-se triste, medrosa, perde a crença em si e na empresa, perde a fé naquilo que faz.

Ao nos vermos diante de um momento de dificuldade, não devemos ignorar seus efeitos. Na verdade, é lúcido e necessário avaliar o ambiente, identificar riscos e fragilidades, mas apenas para poder desenhar um plano com o intuito de aumentar a capacidade competitiva da empresa. De um lado, aliviar o orçamento de tudo aquilo que representa peso morto, aquelas práticas e custos que pouco ou nada agregam; de outro lado, investir mais agressivamente no que está diretamente relacionado a conquistar mercado, adicionar novos clientes, expandir possibilidades. Desapegar de tudo aquilo que impressa da empresa produzir!

O nome do jogo é FOCO TOTAL, a estratégia é reunir recursos e energia para ter mais apetite e vontade do que o concorrente. Não deixar que a equipe se intimide, se apequene, perca a gana de ocupar mais território. Ainda não conheci nenhuma empresa bem-sucedida cujo lema seja: “Cuidado, a coisa está preta!”. De minha parte, prefiro:


“Vá, faça, inove e vença!”

Dani Nunes

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