O que mais tenho escutado ultimamente são
discursos enfáticos sobre o quanto o momento econômico que o Brasil está
enfrentando torna difícil a vida de todos nós.
Não vou gastar as minhas
palavras e ocupar esse espaço escrevendo sobre coisas que já estamos exaustos
de escutar, de ler, de falar. A pergunta útil é: ok, o negócio está feio, mas
tem solução? Como ter sucesso em tempos ruins?
Na
minha modesta visão, só existe um caminho a seguir: é preciso ser mais
competente do que os demais competidores. Isso significa que, mesmo em períodos
de recessão, ainda existe muito espaço para agregar novos clientes, novas
vendas, inovar serviços e produtos.
Quando uma empresa se deixa contaminar pelos
fatos negativos, pelas notícias ruins, vai gradativamente perdendo seu ânimo, e
aí a coisa fica mesmo complicada. Ânimo é uma condição do espírito, da alma;
excesso de determinação diante de uma situação adversa é a ação de manifestar
sua própria vontade.
Uma empresa sem ânimo é uma empresa que
perdeu sua força, sua coragem. Uma equipe sem ânimo torna-se triste, medrosa,
perde a crença em si e na empresa, perde a fé naquilo que faz.
Ao nos vermos diante de um momento de
dificuldade, não devemos ignorar seus efeitos. Na verdade, é lúcido e
necessário avaliar o ambiente, identificar riscos e fragilidades, mas apenas
para poder desenhar um plano com o intuito de aumentar a capacidade competitiva
da empresa. De um lado, aliviar o orçamento de tudo aquilo que representa peso
morto, aquelas práticas e custos que pouco ou nada agregam; de outro lado,
investir mais agressivamente no que está diretamente relacionado a conquistar
mercado, adicionar novos clientes, expandir possibilidades. Desapegar de tudo
aquilo que impressa da empresa produzir!
O
nome do jogo é FOCO TOTAL, a estratégia é
reunir recursos e energia para ter mais apetite e vontade do que o concorrente.
Não deixar que a equipe se intimide, se apequene, perca a gana de ocupar mais
território. Ainda não conheci nenhuma empresa bem-sucedida cujo lema seja:
“Cuidado, a coisa está preta!”. De minha parte, prefiro:
“Vá, faça, inove e vença!”
Dani Nunes★
Dani Nunes★
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