Para ser um líder não é necessário ter poder sobre os outros.
Um líder faz as pessoas desejarem o mesmo objetivo, já um chefe não consegue
inspirar as pessoas a segui-lo.
O chefe,
tal qual o conhecemos, é um técnico que se dispôs a realizar determinado
trabalho por intermédio das pessoas.
O líder é
um ser humano que se dispôs e assumiu a realização de uma missão com as
pessoas. O significado original da palavra ‘liderança’ é continuar uma jornada
na companhia dos outros. Assim, um líder está indo para algum lugar, ele tem
uma meta e uma visão. Ele atrai as pessoas com seu exemplo, ele tem apelo, e
influencia os outros. Aqueles que se unem a ele na jornada, confiam que ele
conheça o caminho.
Atualmente
se destacam os líderes que se responsabilizam pelo desenvolvimento da equipe
substituindo os antiquados chefes. Líderes são os que priorizam o
desenvolvimento coletivo e individual dos colaboradores buscando saber sua
opinião e seus desejos no aspecto profissional e pessoal. Um líder tem a
capacidade de motivar seus colaboradores para que todos busquem os mesmos
ideais para o desenvolvimento dos projetos da empresa.
Um bom
líder deve se reinventar para se adaptar as situações de sua empresa e do
mercado. Para melhor gerir sua equipe deve se inspirar para que depois possa
inspirar seus seguidores. O líder cativa às pessoas pelo comportamento e pela
ética irrepreensíveis. Ele faz com que todos sigam na mesma direção, motivados
a conquistar um objetivo juntos.
Convido a você Líder, efetuar uma reflexão. Como tens se
comportado? Quantas pessoas da sua equipe se sentem motivadas com o propósito
da empresa? Você se sente preparado para a função? Em qual aspecto pode
melhorar?
E você que faz parte de uma equipe, convido a fazer uma análise
do seu líder... ou será chefe?
Um abraço,
Dani Nunes ★
danielleanunes@gmail.com
Nenhum comentário :
Postar um comentário