Atitude é a palavra do momento.
Cobramos atitude dos filhos, dos políticos, dos ministros do Supremo Tribunal Federal e até dos jogadores de futebol. Nas empresas isso também
é exigido. Quase toda conversa de avaliação de desempenho feita
hoje no mercado faz uma distinção entre resultado e atitude.
O que é atitude? Vamos começar
pela definição. Vou usar uma tradicional: atitude trata da
predisposição ou da tendência de responder positivamente ou
negativamente a certa ideia, objeto, pessoa ou situação.
A atitude influência a escolha de
qual resposta você vai ter diante de um desafio, incentivo ou
recompensa. Por essa definição você já percebe que assume
posições o tempo todo. Essas posturas falam por você e também
demonstram quem você realmente é.
Muitas vezes, dizemos a um amigo
que ele precisa mudar de atitude com relação a seu emprego, a
sua vida conjugal, ou mesmo a sua saúde física.
Fazemos isso quando somos capazes de identificar o que as
atitudes dessa pessoa estão dizendo sobre ela e
queremos ajudá-la a avançar.
O que influência a atitude? São
quatro componentes: o emocional, o racional, o impulso para a ação e
a avaliação sistemática. Cada postura assumida na vida contém um
desses componentes. Uma atitude equilibrada significa que
todos os quatro componentes foram balanceados na decisão.
Quando a pessoa se deixa levar
apenas por um deles, pode adotar a atitude errada. Nenhum
dos componentes pode zerar. Existem atitudes que são predominantemente
emocionais, mas consideram o lado racional, controlam o impulso
para a ação e fazem uma avaliação sistemática.
Posicionar-se assim exige muito
treino, com a disciplina de não reagir abruptamente, de ouvir antes
de falar, de pensar antes de agir. A esse esforço damos o nome de
amadurecimento. Quando o trabalho o convoca a tomar uma atitude, as pessoas
em volta esperam que você mostre quem você é, que sua resposta
defina claramente seus princípios e valores.
O perfil do profissional moderno difere muito do tradicional.
Algumas atitudes são indispensáveis. O mercado busca um diferencial
competitivo, medido nas atitudes dos seus colaboradores. Uma pesquisa da
revista Você S.A. apontou que, a cada 10 demissões, 8,7 são causadas por
problemas comportamentais (atitudes) e apenas 1,3 está ligada a questões
técnicas (conhecimentos e habilidades).
Assim definiremos 11 atitudes necessárias para que
se tenha sucesso na vida pessoal e profissional. São elas:
Foco: Defina aonde quer chegar.
Motivação: Desperte sua força de vencer.
Iniciativa: Faça o que tem de ser feito.
Criatividade: Busque novas soluções.
Ética: Seja honesto e haja corretamente.
Comprometimento: Assuma e cumpra suas responsabilidades.
Persistência: Não desista de seus objetivos.
Resiliência: Supere as adversidades.
Autodesenvolvimento: Invista em você todos os dias.
Missão: Pense no que você deseja para o futuro e como pretende
vivê-lo.
Comemore: Aprenda a vibrar com cada vitória em sua vida.
Por isso sua
atitude vale mais do que seu discurso. Como escreveu o escritor
americano Ralph Waldo Emerson: "Suas atitudes falam tão alto
que eu não consigo ouvir o que você diz". Pratique o
hábito de tomar a atitude correta.
Abraço,
Dani Nunes ★
danielleanunes@gmail.com
Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/185/noticias/mais-atitude-e-menos-palavras
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