No mercado de
trabalho, a confiança é o combustível fundamental, Para tudo o que nós fazemos,
é vital termos confiança.
Confiança no
mundo corporativo significa, em linhas gerais, não se preocupar quando o
trabalho está nas mãos de determinado profissional, quando uma decisão é tomada
por determinado gestor ou mesmo quando uma equipe é designada a mudar a
trajetória dos resultados. No mundo corporativo, confiança é uma avaliação que
se faz do seu trabalho.
A questão é
simples: se o profissional confia no gestor que tem, dificilmente ele
questionará suas decisões ou ficará inseguro na hora de colocá-las em prática.
E um líder que confia no profissional não o relegará ao esquecimento e dará a
ele a chance de abraçar os desafios que surgirem.
Se a confiança é
a base para as relações também no mercado de trabalho, a falta dela pode ser
nociva para a carreira e também para a empresa. As consequências são
prejudiciais, pois a falta de confiança interfere no clima organizacional e nos
resultados. É o custo invisível da empresa.
O
que produz a falta de confiança?
As empresas que não são baseadas na confiança
sofrem de vários problemas operacionais e organizacionais. É normal adiar-se a
tomada de decisão quando uma das partes interessadas demonstra não confiar nos
outros quando se trata de agir para o bem maior da empresa. Não é incomum encontrar
empresários e gestores que por falta de confiança nos seus pares, deixam de
auferir bons resultados, alguns a curtíssimo prazo.
Os sentimentos negativos dominam o ambiente de
trabalho onde a falta de confiança é a tônica. Não cria motivação para que os
funcionários trabalhem duro, porque eles não confiam que a gestão irá
recompensá-los adequadamente pelo seu trabalho e resultados positivos. Como
consequência, a produtividade é baixa e deficiente, cheia de erros e
retrabalhos. Poucos percebem que a imagem de uma marca sofre graves danos
resultantes da falta de confiança.
Organizações com baixo nível de confiança entre
pessoas e equipes são caracterizadas pela política do “é dando que se recebe”. Criam burocracias
desnecessárias, estimulam brigas internas e o surgimento dos grupinhos de
fofocas, agendas escondidas onde um não sabe o que o outro faz, além de
reuniões intermináveis que só servem para agendar uma nova reunião. Para quê?
Para resolver o que não foi resolvido ou decidido na reunião anterior.
O
que significa confiança para um negócio?
Quando há confiança, as coisas fluem naturalmente.
O negócio continua a funcionar apesar dos muitos e grandes obstáculos comuns a
qualquer empresa. A comunicação é mais fluída, os funcionários não enxergam
pequenos incidentes, ou ocorrências, como coisas negativas e proporciona a
criação de um ambiente de mais e melhor compreensão entre todos os
departamentos. Confiança ajuda a construir fortes relacionamentos entre as
partes interessadas num mesmo objetivo, no mesmo fim. Estes aspectos positivos
se traduzem diretamente em maior produtividade e maiores lucros.
Os dividendos gerados por um alto nível de
confiança estimulam a colaboração eficaz e a inovação, melhorando o engajamento
e retenção de funcionários. Significa trabalhar com uma equipe de pessoas que
entendem os objetivos de sua empresa e seus papéis. Todo mundo trabalha duro
para preencher essas funções de forma eficaz, porque eles sabem que, se todos
estiverem alinhados, será mais fácil conseguir atingir os objetivos. Isso
inclui não apenas conhecer o seu papel, mas também como ele se conecta com os
papéis dos outros. Confiança no local de trabalho se resume internalizar a
ideia de que uma empresa é uma equipe de pessoas interligadas que têm de
caminhar juntos para ser mais eficaz, ao invés de ilhas de indivíduos
disputando posições.
Finalizo esse
post com a seguinte frase:
“Otimismo é esperar pelo melhor. Confiança
é saber lidar com o pior.”
Ótima quarta!
Um abraço,
Dani Nunes★
danielleanunes@gmail.com
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