O PHD é um método que inicia antes da prática cotidiana de
trabalho, servindo como “aquecimento e alongamento” do mesmo modo que um atleta
executa anteriormente a prática do esporte.
Se bem aplicado tende a resolver um
problema constante nas empresas que é a capacitação da área comercial.
Este método de treinamento, capacitação e formação de
profissionais de vendas, pode ser relacionado ao Life Long Learning, pois o
profissional desenvolve-se dia a dia conforme prática.
Consiste nas seguintes características:
1. Frequência diária;
2. Duração de 30 minutos dia;
3. Foco no treinamento, aprendizagem e capacitação, envolvidos numa esfera motivacional;
4. Aplicado sempre na primeira hora do dia de trabalho.
A frequência diária é fundamental também porque no contato
com o público diverso, tantas pessoas, tantas ideologias, tantas diversidades o
vendedor pode perder-se em meio ao caótico universo de informações transversais
que perpassam o seu trabalho de vendas.
A sua percepção e seu modo de pensar podem perder o foco e
assim deixar-se conduzir por informações não reversíveis como as estereotipias.
O vendedor pode assumir como próprias
informações que o dispersam e o faz igualar-se a massa e não se
diferenciando a venda fica prejudicada.
Outra importante razão é que quando o vendedor
cotidianamente chega à empresa traz consigo a dinâmica familiar. O PHD se
propõe a fazer o “corte” desta dinâmica coligando seu intelecto à dinâmica da
empresa, do negócio, da entrega, focando no business.
São 12 premissas para que o PHD ocorra de forma assertiva.
Neste post, iremos abordar as 6 primeiras. Tome nota:
1. O PHD é dinâmico, vivo, estimulante, cheio de vitalidade, simpatia, emocionante, carismático, agradável e inteligente;
2. Tem constância, continuidade e linearidade, ou seja, realizado todos os dias;
3. Tem duração exata de 30 minutos;
4. Possui um palestrante preparado a temática do dia;
5. Tem um gerente ou supervisor responsável pela aplicação do método em sua equipe;
6. O conteúdo programático deve ser planejado vespertinamente de acordo com as necessidades da equipe, sendo maleável e flexível na aplicação.
Galera do Pensando Bem, no próximo post teremos os 6 outros itens das
premissas do PHD e um vídeo de um PHD com meu time de vendas.
Espero que gostem e após aplicação do método alcancem resultados nunca antes alcançados.
Abraços,
Tainá Moreira✰
tairodrigues@hotmail.com
Referência: Artigo acadêmico "O MÉTODO DE CAPACITAÇÃO CONTÍNUA (LIFE LONG LEARNING) PARA EQUIPES COMERCIAIS NA PRIMEIRA HORA DO DIA (PHD)" por André Fraga.
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